- Partilhar artigo
- ...
A chave para o sucesso em Espanha passa por adaptar os produtos aos gostos espanhóis, ou "espanholizar" o que se quer vender. A garantia foi dada esta manhã, em Bragança, por Eduardo Henriques (na foto), director da AICEP Madrid.
"Os espanhóis não tem os mesmos gostos que os portugueses. É possível encontrar nichos de mercado em Espanha no agro-alimentar. Eles têm empresas espalhadas pelo mundo inteiro. Muitas são grandes empresas e os portugueses podem aproveitar e ir para outros mercados. Não temos que ter vergonha de ser subcontratados", afirmou.
Para este responsável, Espanha tem oportunidades em vários sectores e recorda que os espanhóis estão a regressar a Portugal, em mercados como o têxtil e o calçado.
O mercado tem como um dos principais entraves, diz Eduardo Henriques, a dificuldade com outras línguas e por isso é importante dominar o espanhol e ter empresas com sede no país para fazer negócio. Isto porque os espanhóis valorizam o que é nacional.
O responsável alertou ainda para as diferenças que existem entre as 17 comunidades que existem em Espanha.