- Partilhar artigo
- ...
Por sua vez, João Torres, presidente da EDP Distribuição, salientou que as quase três centenas de candidaturas das empresas são "de grande qualidade, motivadas por esta utilização inteligente da energia". Na sua opinião, resultam da proximidade que a EDP Distribuição tem com os seus clientes e é esta, muitas vezes, que desafia e insiste "para que as empresas mostrem o que fazem de bom neste tema e o partilhem".
Este aspecto de emulação através do conhecimento das boas práticas em eficiência energética e em ambiente é um dos elementos principais na filosofia do prémio. Salientou João Torres que a distribuição sempre teve um papel central no sector eléctrico em Portugal, mas terá ainda mais neste tempo de transformação do sector, "com a mobilidade eléctrica, a microgeração, as renováveis, as funções de armazenamento, as figuras novas que estão a ser definidas como os agregadores, novos actores neste sector e que estão a emergir nesta transformação que vai marcando a Europa".
A energia inteligente
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, que se realizou no Convento do Beato em Lisboa, João Torres fez ainda uma análise ao historial de dez edições do Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente. "Inicialmente este prémio tinha um conceito de utilização racional de energia, que não perdeu, mas as palavras foram-se ajustando, juntou-se depois o tema do ambiente na designação deste prémio" afirmou. Acrescentou que "não tarda, haveremos de falar da utilização inteligente de energia. E é deste tempo da smart grid que vamos vivendo agora e fazendo a sua implementação" disse João Torres.
Prémios para diferentes negócios
Este ano os prémios galardoaram empresas de vários pontos do país, como Águeda, Coimbra, Porto, Braga, Lisboa, Vagos, e de capitais portuguesas, indianos, suíços, alemães. Contam-se entre os vencedores a fundição branca da Sakhti, a produção de bacalhau da Lugrade, o armazém funcional de medicamentos feito com base na consultoria kaizen da Alliance-Healthcare, ou o estádio do Dragão do Futebol Clube do Porto ou ainda o Centro Cultural de Belém em Lisboa.
Estes são alguns dos exemplos de bem fazer entre os 60 mil consumidores industriais e de serviços, que representam um grupo de clientes relevante em termos como a qualidade de serviço, do investimento, das ligações para a EDP Distribuição.
Por isso esta procura acompanhar de uma forma próxima, através da estrutura comercial, a que depois se somam também as direcções de redes e de clientes para fazer a concretização no terreno. Por que é aqui que está o centro nevrálgico da empresa, o cliente final.
Quem elege os melhores
Os membros do júri deste prémio são personalidades de reconhecido mérito nos meios académico e empresarial, especialistas em eficiência energética, qualidade ambiental e inovação tecnológica.
Prof. Dr. Eduardo Oliveira Fernandes
Presidente do Júri
Em representação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Eng. João Paulo Calau
Em representação da ADENE - Agência para a Energia
Prof. Dr. Luís Marcelino Ferreira
Em representação do IST- Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores
Prof. Dr. João Abel Peças Lopes
Em representação da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores
Eng. Pedro Geraldes Martins Verdelho
Em representação da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Elétricos
Eng. António Vidigal
Em representação do Grupo EDP
Os Vencedores
Foram muitas as empresas que participaram na 10a edição do Prémio EDP Energia Elétrica e Ambiente, apresentando as suas iniciativas no âmbito da eficiência e da qualidade ambiental.
Categoria Indústria: (Consumo anual > 1,5 GWh)
Vencedor Absoluto
Sakthi Portugal Sp21
Vencedor
Inapal Plásticos
Vencedor Absoluto
Grestel
Vencedor
Lugrade - Bacalhau De Coimbra
Categoria Serviços: (Consumo anual > 1,25 GWh)
Vencedor Absoluto
Hospital de Braga
Vencedor
Futebol Clube do Porto - Estádio
Categoria Serviços: (Consumo anual < 1,25 GWh)
Vencedor Absoluto
Alliance Healthcare
Menções Honrosas - "Edifícios Públicos"
Alron - Produção de Jantes em Alumínio
Fundação Inatel - Unidade Hoteleira de Albufeira
Menções Honrosas - "Qualidade de energia"
Filkemp - Indústria de Filamentos
CCB - Centro Cultural de Belém