Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

“Pandemia trouxe vários desafios ao marketing no último ano”

As marcas vão continuar com as atenções voltadas para o digital, é através deste meio que vão manter a ligação ao público e aos consumidores.

26 de Abril de 2021 às 10:26
Sofia Miguel, diretora de Marketing da Barbot
Sofia Miguel, diretora de Marketing da Barbot
  • ...

Sofia Miguel passou por diferentes indústrias portuguesas na área de international business development, marketing e comunicação em diversos setores como os do têxtil, papel, iluminação e construção. É como diretora de Marketing da Barbot que concede esta entrevista para partilhar o conhecimento e a experiência na área do marketing.

 

Porquê a opção profissional pelo marketing?

Porque me apaixonam as marcas, os produtos, as pessoas, as parcerias que se criam, as campanhas, o design, a criação de algo novo e diferente e a interligação de todos estes elementos com o consumidor.

 

Que mudanças verificadas no marketing nos últimos tempos merecem destaque?

Sem dúvida o aparecimento das redes sociais, que trouxeram uma nova forma de comunicar uma marca e de alcançar novos públicos.

 

Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?

O marketing deparou-se com vários desafios no último ano, devido à pandemia. Ninguém estava à espera que subitamente o mundo se fechasse em casa. De repente, estratégias tiveram de ser alteradas e adaptadas a uma nova realidade. O grande desafio foi esse, ou seja, manter a proximidade com o consumidor através de novas plataformas e manter a nossa ligação emocional, mesmo de forma virtual.

 

Quais as tendências que irão marcar o futuro?

Sem dúvida de que a pandemia continuará a ter um impacto profundo na sociedade. Por esse motivo prevejo que as ferramentas digitais continuarão a crescer, nomeadamente as redes sociais, sejam as mais tradicionais como o Facebook ou o LinkedIn, sejam as que surgiram recentemente, como é o caso do TikTok. As marcas vão continuar com as atenções voltadas para o digital, pois é através dele que vamos conseguir manter a ligação ao público.

 

Quais as características de um bom marketeer?

Perseverança, criatividade, originalidade e muita atenção ao que se passa no mundo ao nosso redor.

 

Qual a campanha de que mais gostou, não sua, nacional ou internacional?

A campanha "Retratos da beleza real", criada pela Ogilvy Londres para a Dove, lançada em 2004 sobre as noções de padrões femininos de beleza na sociedade. Na altura, foi uma campanha inovadora e o conceito foi abraçado nos últimos anos.

 

Qual o conselho para quem começa a trabalhar nesta área?

Ser muito curioso e experimentar diversas áreas de negócio e diferentes indústrias.

"De repente, estratégias tiveram de ser alteradas e adaptadas a uma nova realidade. O grande desafio foi manter a proximidade com o consumidor através de novas plataformas e manter a nossa ligação emocional, mesmo de forma virtual." Sofia Miguel, diretora de Marketing da Barbot

Um livro?

Um livro?

“Equador”, de Miguel Sousa Tavares. É uma obra envolvente, com cenários exóticos, uma história que nos prende da primeira à última página e que, apesar de retratar o início do século XX, aborda questões muito atuais.

Um podcast?

Um podcast?

N.R.

Um destino de férias?

Um destino de férias?

Austrália e Nova Zelândia.

Hobbies?

Hobbies?

Leitura, cinema e jogging.

Um gadget indispensável?

Um gadget indispensável?

O telemóvel.

Uma música para trabalhar?

Uma música para trabalhar?

Don’t Stop Me Now”, dos Queen.

Uma música para relaxar?

Uma música para relaxar?

Save Your Tears”, The Weeknd.

Uma frase que o orienta?

Uma frase que o orienta?

“My mission in life is not merely to survive, but to thrive; and to do so with some passion, some compassion, some humor and some style” – Maya Angelou.

Alguém que o inspira?

Alguém que o inspira?

O meu pai.

O que ainda lhe falta fazer?

O que ainda lhe falta fazer?

Imensos projetos ainda na gaveta, à espera de serem concretizados! “The sky is the limit.”


Mais notícias