Sofia Miguel passou por diferentes indústrias portuguesas na área de international business development, marketing e comunicação em diversos setores como os do têxtil, papel, iluminação e construção. É como diretora de Marketing da Barbot que concede esta entrevista para partilhar o conhecimento e a experiência na área do marketing.
Porquê a opção profissional pelo marketing?
Porque me apaixonam as marcas, os produtos, as pessoas, as parcerias que se criam, as campanhas, o design, a criação de algo novo e diferente e a interligação de todos estes elementos com o consumidor.
Que mudanças verificadas no marketing nos últimos tempos merecem destaque?
Sem dúvida o aparecimento das redes sociais, que trouxeram uma nova forma de comunicar uma marca e de alcançar novos públicos.
Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?
O marketing deparou-se com vários desafios no último ano, devido à pandemia. Ninguém estava à espera que subitamente o mundo se fechasse em casa. De repente, estratégias tiveram de ser alteradas e adaptadas a uma nova realidade. O grande desafio foi esse, ou seja, manter a proximidade com o consumidor através de novas plataformas e manter a nossa ligação emocional, mesmo de forma virtual.
Quais as tendências que irão marcar o futuro?
Sem dúvida de que a pandemia continuará a ter um impacto profundo na sociedade. Por esse motivo prevejo que as ferramentas digitais continuarão a crescer, nomeadamente as redes sociais, sejam as mais tradicionais como o Facebook ou o LinkedIn, sejam as que surgiram recentemente, como é o caso do TikTok. As marcas vão continuar com as atenções voltadas para o digital, pois é através dele que vamos conseguir manter a ligação ao público.
Quais as características de um bom marketeer?
Perseverança, criatividade, originalidade e muita atenção ao que se passa no mundo ao nosso redor.
Qual a campanha de que mais gostou, não sua, nacional ou internacional?
A campanha "Retratos da beleza real", criada pela Ogilvy Londres para a Dove, lançada em 2004 sobre as noções de padrões femininos de beleza na sociedade. Na altura, foi uma campanha inovadora e o conceito foi abraçado nos últimos anos.
Qual o conselho para quem começa a trabalhar nesta área?
Ser muito curioso e experimentar diversas áreas de negócio e diferentes indústrias.
Um livro?
“Equador”, de Miguel Sousa Tavares. É uma obra envolvente, com cenários exóticos, uma história que nos prende da primeira à última página e que, apesar de retratar o início do século XX, aborda questões muito atuais.
Um podcast?
N.R.
Um destino de férias?
Austrália e Nova Zelândia.
Hobbies?
Leitura, cinema e jogging.
Um gadget indispensável?
O telemóvel.
Uma música para trabalhar?
“Don’t Stop Me Now”, dos Queen.
Uma música para relaxar?
“Save Your Tears”, The Weeknd.
Uma frase que o orienta?
“My mission in life is not merely to survive, but to thrive; and to do so with some passion, some compassion, some humor and some style” – Maya Angelou.
Alguém que o inspira?
O meu pai.
O que ainda lhe falta fazer?
Imensos projetos ainda na gaveta, à espera de serem concretizados! “The sky is the limit.”