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“O que temos é marketing num mundo cada vez mais digital”

O futuro departamento de marketing será muito parecido com uma sala de mercados de um banco, muitos ecrãs com dados de mercado em tempo real e decisões no momento.

01 de Março de 2023 às 09:45
Luís D'Eça Pinheiro, diretor de Marketing e Relações Institucionais da Brisa
Luís D'Eça Pinheiro, diretor de Marketing e Relações Institucionais da Brisa
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Começou na gestão de grandes marcas como a Marconi, o Banco Mello, a José de Mello, a Brisa e a Via Verde. Luís D'Eça Pinheiro é diretor de Marketing e Relações Institucionais da Brisa e aborda a sua visão das transformações por que o marketing está a passar e como a função de marketeer se adapta a novas realidades.

 

Porquê a opção profissional pelo marketing?

Net, net… é onde está o negócio. Do ponto de vista de gestão, tem estratégia, planeamento, implementação e visibilidade nos resultados.

 

Que mudanças verificadas no marketing nos últimos anos merecem destaque?

A revolução digital, tão grande que abafa todas as outras.

 

Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?

Maior integração. Por um lado, a integração entre o marketing e o IT. Hoje um não vive sem o outro, casaram-se. Por outro, a integração entre as tradicionais e as novas ferramentas. Evitar uma visão parcelar do marketing digital. Na realidade, o que temos é marketing num mundo cada vez mais digital.

 

Quais as tendências que irão marcar o futuro?

O futuro departamento de marketing será muito parecido com uma sala de mercados de um banco, muitos ecrãs com dados de mercado em tempo real e decisões no momento. Marketing higiénico, moment marketing e trabalho em agile são tendências específicas que a par da digitalização ganharam maior velocidade durante a atual pandemia e que irão marcar o futuro. Apesar da revolução digital, em que o data driven marketing e a robótica ganham cada vez mais peso, no final, tal como hoje, será sempre a parte emotiva a fazer a diferença. Daí o poder das marcas.

 

Quais as características de um bom marketeer?

A título ilustrativo tem de ser bom no "power point" e no "excel". Tem de ter emoção e criatividade, mas também dominar números, estatísticas e dados. Tem de ser digital, não necessariamente um techy, mas saber ver o tema na perspetiva do consumidor.

 

Qual a campanha que mais prazer lhe deu fazer?

Primeiro aumento de capital do Banco Mello com subscrição pública.

 

Qual a campanha de que mais gostou – não sua –, nacional ou internacional?

O anúncio do ambientador Brise, que há anos ganhou o prémio europeu de publicidade, "see what a fresh air can do for you". Um excelente exemplo de que é possível fazer anúncios impactantes com orçamentos baixos. Estou sempre a falar dele às agências criativas, cuja tendência é para as superproduções caríssimas. A campanha dos correios ingleses "we know our clients by name", apesar de antiga, é muito atual no mundo da digitalização e da personificação. Para a Via Verde, tem constituído claramente uma vantagem competitiva conhecermos individualmente cada um dos nossos clientes.

 

Qual o conselho para quem começa a trabalhar nesta área?

Marketing não é só anúncios, temos todos os outros "P". A importância dos números, da analítica e acima de tudo de observar o consumidor.

Marketing não é só anúncios, temos todos os outros "P". A importância dos números, da analítica e acima de tudo de observar o consumidor. Luís D'Eça Pinheiro, diretor de Marketing e Relações Institucionais da Brisa




Um livro?

Um livro?

“A História do Cristianismo”, de Diarmaid MacCulloch.

Um podcast?

Um podcast?

Não oiço.

Um destino de férias?

Um destino de férias?

Algarve fora de picos. Mar mais quente, bonito, barato e aqui mesmo ao lado. Um verdadeiro “bargain”.

Hobbies?

Hobbies?

Pesca, náutica e apoiar o Glorioso.

Um gadget indispensável?

Um gadget indispensável?

Coluna Bluetooth (qualidade).

Uma música para trabalhar?

Uma música para trabalhar?

“Música de elevador” que não distraia.

Uma música para relaxar?

Uma música para relaxar?

Indie Rock.

Uma frase que o orienta?

Uma frase que o orienta?

“Good guys always win”

Alguém que o inspira?

Alguém que o inspira?

A minha mãe, pela sua genialidade, cultura e pensamento aberto.

O que ainda lhe falta fazer?

O que ainda lhe falta fazer?

Quase tudo, é uma infinidade o que se pode fazer.


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