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“As marcas são pressionadas por atributos e desempenho alavancados nos pilares da sustentabilidade”

Há uma certa queda do consumismo em favor de estilos de vida baseados em bem-estar e fruição. É necessária uma adaptação do mercado a esta realidade.

24 de Maio de 2021 às 11:27
Teresa Cortes, coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde
Teresa Cortes, coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde
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Com formação em Comunicação Social e Marketing Estratégico, todo o percurso profissional de Teresa Cortes passou pela área de ambiente, na promoção de ações e campanhas para mudanças de comportamentos em prol da reciclagem. Na última edição desta rubrica dedicada ao Market(IN)g, a coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde explica o que a levou a enveredar por esta área e quais os desafios que se colocam ao marketing.

 

Porquê a opção profissional pelo marketing?

Pelo encanto pelas linguagens visuais, pelo apelo da sociologia e do comportamento humano e pelas capacidades infinitas de inspirar ações.

 

Que mudanças verificadas no marketing nos últimos tempos merecem destaque?

Mudanças óbvias, toda a transição online e digital. Mudanças mais subtis, mas a ganhar um enorme peso e pressão nas marcas, a exigência por atributos e desempenho alavancados nos pilares da sustentabilidade.

 

Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?

Encontrar espaço na pulverizada atenção do consumidor. Embora o digital tenha trazido as múltiplas capacidades de segmentação e afins para melhor chegarmos ao target, quando lá chegamos, chegamos com uma mensagem relevante o suficiente?
É uma mensagem diferenciada?

 

Quais as tendências que irão marcar o futuro?

Num futuro talvez ainda algo distante (ou nem tanto assim, desde a pandemia), uma certa queda do consumismo, crescente desde os anos 60, acentuará a queda da frivolidade em favor de estilos de vida baseados em bem-estar e fruição. Então haverá uma necessária adaptação de marcas que fornecem produtos e que competirão com quem oferece serviços.

 

Quais as características de um bom marketeer?

Curioso, apaixonado pela dimensão humana. Capacidade de conjugar e equilibrar o lado criativo com o analítico.

 

Qual a campanha que mais prazer lhe deu fazer?

"É Só Desta Vez", de 2019 e a que estou a preparar agora

 

Qual a campanha de que mais gostou, não sua, nacional ou internacional?

John Lewis, 2018 – Não sou fã de campanhas de Natal e é engraçado ser precisamente uma campanha de Natal que está no meu top de favoritos. Não só é a única de que gosto como é a que mais gosto.

Outra campanha que me marcou foi a da Samsung, em 2017, "Ostrich".
O Elton John em ambas é mera coincidência. O slogan de cada um dos filmes encerra os anúncios na perfeição.

 

Que conselho deixa a quem começa a trabalhar nesta área?

Treinar a atenção ao detalhe para assegurar um output de qualidade irrepreensível.

Nunca perder o radar fora da marca, setor ou atividade em que se está a trabalhar.

"Um bom marketeer deve ser curioso, apaixonado pela dimensão humana. Ter capacidade de conjugar e equilibrar o lado criativo com o analítico." Teresa Cortes, coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde

Um livro?

Um livro?

“100 anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, “Os Maias”, de Eça de Queiroz, e a trilogia “O Século”, de Ken Follett. Tenho queda para histórias de famílias.

Um podcast?

Um podcast?

Só agora estou a começar a abraçar esta modalidade.

Um destino de férias?

Um destino de férias?

Nova Iorque para viajar, Maldivas para férias.

Hobbies?

Hobbies?

Atividades artesanais criativas. Já passei pela costura, bolos decorados, bijuteria.

Um gadget indispensável?

Um gadget indispensável?

Não sou fascinada por gadgets, mas o smartwatch deixa-me dependente dos passos dados e das horas dormidas.

Uma música para trabalhar?

Uma música para trabalhar?

Concentração sem ruídos a perturbar.

Uma música para relaxar?

Uma música para relaxar?

O silêncio. Muito raro, aproveito-o quando disponível.

Uma frase que o orienta?

Uma frase que o orienta?

Sem um rumo, nenhum vento te será favorável.

Alguém que o inspira?

Alguém que o inspira?

Algumas mulheres determinadas com quem me tenho cruzado.

O que ainda lhe falta fazer?

O que ainda lhe falta fazer?

Viajar para todos os locais da “bucket list”.


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