Com formação em Comunicação Social e Marketing Estratégico, todo o percurso profissional de Teresa Cortes passou pela área de ambiente, na promoção de ações e campanhas para mudanças de comportamentos em prol da reciclagem. Na última edição desta rubrica dedicada ao Market(IN)g, a coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde explica o que a levou a enveredar por esta área e quais os desafios que se colocam ao marketing.
Porquê a opção profissional pelo marketing?
Pelo encanto pelas linguagens visuais, pelo apelo da sociologia e do comportamento humano e pelas capacidades infinitas de inspirar ações.
Que mudanças verificadas no marketing nos últimos tempos merecem destaque?
Mudanças óbvias, toda a transição online e digital. Mudanças mais subtis, mas a ganhar um enorme peso e pressão nas marcas, a exigência por atributos e desempenho alavancados nos pilares da sustentabilidade.
Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?
Encontrar espaço na pulverizada atenção do consumidor. Embora o digital tenha trazido as múltiplas capacidades de segmentação e afins para melhor chegarmos ao target, quando lá chegamos, chegamos com uma mensagem relevante o suficiente?
É uma mensagem diferenciada?
Quais as tendências que irão marcar o futuro?
Num futuro talvez ainda algo distante (ou nem tanto assim, desde a pandemia), uma certa queda do consumismo, crescente desde os anos 60, acentuará a queda da frivolidade em favor de estilos de vida baseados em bem-estar e fruição. Então haverá uma necessária adaptação de marcas que fornecem produtos e que competirão com quem oferece serviços.
Quais as características de um bom marketeer?
Curioso, apaixonado pela dimensão humana. Capacidade de conjugar e equilibrar o lado criativo com o analítico.
Qual a campanha que mais prazer lhe deu fazer?
"É Só Desta Vez", de 2019 e a que estou a preparar agora
Qual a campanha de que mais gostou, não sua, nacional ou internacional?
John Lewis, 2018 – Não sou fã de campanhas de Natal e é engraçado ser precisamente uma campanha de Natal que está no meu top de favoritos. Não só é a única de que gosto como é a que mais gosto.
Outra campanha que me marcou foi a da Samsung, em 2017, "Ostrich".
O Elton John em ambas é mera coincidência. O slogan de cada um dos filmes encerra os anúncios na perfeição.
Que conselho deixa a quem começa a trabalhar nesta área?
Treinar a atenção ao detalhe para assegurar um output de qualidade irrepreensível.
Nunca perder o radar fora da marca, setor ou atividade em que se está a trabalhar.
![Um livro?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-1.jpg)
Um livro?
“100 anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, “Os Maias”, de Eça de Queiroz, e a trilogia “O Século”, de Ken Follett. Tenho queda para histórias de famílias.
![Um podcast?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-2.jpg)
Um podcast?
Só agora estou a começar a abraçar esta modalidade.
![Um destino de férias?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-3.jpg)
Um destino de férias?
Nova Iorque para viajar, Maldivas para férias.
![Hobbies?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-4.jpg)
Hobbies?
Atividades artesanais criativas. Já passei pela costura, bolos decorados, bijuteria.
![Um gadget indispensável?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-5.jpg)
Um gadget indispensável?
Não sou fascinada por gadgets, mas o smartwatch deixa-me dependente dos passos dados e das horas dormidas.
![Uma música para trabalhar?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-6.jpg)
Uma música para trabalhar?
Concentração sem ruídos a perturbar.
![Uma música para relaxar?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-7.jpg)
Uma música para relaxar?
O silêncio. Muito raro, aproveito-o quando disponível.
![Uma frase que o orienta?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-8.jpg)
Uma frase que o orienta?
Sem um rumo, nenhum vento te será favorável.
![Alguém que o inspira?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-9.jpg)
Alguém que o inspira?
Algumas mulheres determinadas com quem me tenho cruzado.
![O que ainda lhe falta fazer?](https://pubs.xl.pt/c-studio/marketINg/icone-10.jpg)
O que ainda lhe falta fazer?
Viajar para todos os locais da “bucket list”.