Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

“Marcas ou pessoas a quererem ser o que não são não vingam”

O maior desafio para o marketing passa por ter a capacidade de criar relevância junto do nosso target, num mundo em que somos inundados diariamente por milhares de mensagens.

13 de Janeiro de 2021 às 10:06
João Trincheiras, Corporate Communications manager da BMW Group Portugal
João Trincheiras, Corporate Communications manager da BMW Group Portugal
  • ...

Sempre esteve ligado ao setor automóvel desde que iniciou o seu percurso profissional, embora tenha desempenhado trabalhos bastante distintos. Licenciou-se em Engenharia Mecânica, pela Universidade Nova de Lisboa e começou o seu percurso na Autoeuropa. Teve o privilégio de participar no arranque do maior projeto industrial automóvel em Portugal, tendo inicialmente trabalhado na área de produção e mais tarde na de engenharia de produto. Esta foi a fase em que desenvolveu mais trabalho relacionado com a sua formação académica. Para João Trincheiras, o marketing e a comunicação aconteceram por acaso. Hoje é uma figura da comunicação e do marketing da indústria automóvel em Portugal nos últimos 16 anos.

 

Porquê a opção profissional pelo marketing?

O marketing e a comunicação aconteceram por acaso. Depois da Autoeuropa, estive na SIVA, onde comecei ligado às transformações de veículos comerciais, mas rapidamente evolui para a gestão de produto e marketing. Depois de ter passado pela Audi e Skoda, sempre ligado ao marketing, abracei em 2004 o projeto BMW. Pela segunda vez estive no nascimento de mais um importante projeto, desta vez como gestor da marca MINI, o que me deu uma satisfação dupla.

 

Que mudanças verificadas no marketing, nos últimos tempos/anos, merecem destaque?

Sem dúvida, o aparecimento da internet, uma vez que trouxe mudanças profundas na sociedade e na forma como nos comportamos e consumimos. As redes sociais também tiveram um papel muito importante nesta mudança, mas elas só existem devido à internet, daí que a internet seja a grande responsável por toda esta mudança.

 

Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?

O maior desafio passa por ter a capacidade de criarmos relevância junto do nosso target, num mundo em que somos inundados diariamente por milhares de mensagens.

 

Quais as tendências que irão marcar o futuro?

Sem dúvida, a digitalização. A questão da pandemia veio acelerar o que já era inevitável. O smartphone é atualmente indispensável e passou a estar no centro da nossa vida.


Quais as características de um bom marketeer?

O poder de observação e entendimento do mercado. Esta capacidade permite antecipar tendências e se a isto adicionarmos uma certa dose de ousadia, podemos ter o marketeer perfeito!

 

Qual a campanha que mais prazer lhe deu fazer?
A campanha em que batemos vários recordes do mundo com Francisco Lufinha. Não só foi montada em tempo recorde, mas também com um entusiasmo enorme por parte de toda a equipa. E os resultados alcançados foram extraordinários!

 

Qual a campanha – não sua – de que mais gostou, nacional ou internacional?

Talvez a famosa campanha da "Telecel do "Tou xim?", porque a mensagem do benefício do produto (na altura na sua fase de lançamento) foi muito forte e com a dose certa de humor, o que fez com que esta campanha ficasse na memória de todos.

 

Qual o conselho para quem começa a trabalhar nesta área?
Que seja genuíno. Marcas ou pessoas a quererem ser o que não são não vingam.  

"O poder de observação e de entendimento do mercado permite antecipar tendências. Se a isto adicionarmos uma certa dose de ousadia, podemos ter o marketeer perfeito!" João Trincheiras, Corporate Communications manager da BMW Group Portugal


Um livro?

Um livro?

“O Papalagui”.

Um destino de férias?

Um destino de férias?

Sagres.

Hobbies?

Hobbies?

Kitesurf, BTT, motos, parapente,…

Um gadget indispensável?

Um gadget indispensável?

O smartphone.

Uma música para trabalhar?

Uma música para trabalhar?

Animals as Leaders.

Uma música para relaxar?

Uma música para relaxar?

Frank Zappa.

Uma frase que o orienta?

Uma frase que o orienta?

Vive cada dia como se fosse o último. Um dia acertas.

Alguém que o inspira?

Alguém que o inspira?

Sir Richard Branson.


Mais notícias