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Grupo Ghost exporta para 30 países

O Grupo Ghost exporta uma vasta gama de produtos de higiene pessoal como fraldas, papel higiénico, rolos de cozinha e lenços de papel. O grupo transforma, por ano, mais de 800 mil quilómetros de papel, ou seja, papel suficiente para dar a volta à Terra em 17 dias.

01 de Fevereiro de 2017 às 10:29

O Grupo Ghost dedica-se à transformação de papel desde 1996. A Suavecel, a primeira fábrica do grupo, começou por produzir papel higiénico, rolos de cozinha e lenços de papel para ‘private label’, um mercado em crescimento na década de 90. Hoje, a Suavecel, é uma marca de referência nos mercados nacional e internacional. Mais tarde, a Nunex foi a primeira empresa portuguesa a produzir fraldas 100% nacionais. E, por último, a Fortissue, empresa que fornece a matéria-prima ‘papel tissue’ à Suavecel e que implicou um investimento recente de 25 milhões de euros. Uma estratégia de verticalização que favoreceu a competitividade do grupo: reduziu o custo e aumentou a qualidade da matéria-prima, diminuindo a dependência de terceiros. No total, o grupo transforma por ano cerca de 800 mil quilómetros de papel em produtos de higiene pessoal, ou seja, o papel produzido em 17 dias é suficiente para dar a volta à Terra. Mais de 60% da produção é destinada a grandes retalhistas internacionais em 30 países como Espanha, Angola, Inglaterra, Colômbia e China. O investimento constante em tecnologia de ponta permite produzir produtos de qualidade a um preço competitivo. O processo produtivo e o armazenamento são automatizados. As fraldas da Nunex foram desenvolvidas e testadas no laboratório da empresa a vários níveis como a absorção, resistência e humidade. As fraldas conseguem satisfazer as exigências de diferentes mercados. Enquanto os mercados asiáticos dão mais valor ao conforto, os mercados ocidentais apreciam mais a capacidade de absorção. Assim como, países menos desenvolvidos ainda associam a grossura à capacidade de retenção de líquidos, um mito que a tecnologia já resolveu sendo possível produzir fraldas finas com o mesmo desempenho. A qualidade das fraldas foi comprovada pelo prémio europeu de inovação atribuído à fralda de criança ‘Active Dry’ da Nunex em 2016.

 

Futuro - exportação

O grupo Ghost está a investir mais de 60 milhões de euros em novas linhas de produção e novos produtos. O objectivo é aumentar a produção assim como introduzir novos artigos como um novo modelo de papel higiénico, resguardos de camas e animais, pensos higiénicos e tampões. O aumento da produção resultará em mais de 400 milhões de fraldas, 500 milhões de pensos higiénicos e 50 milhões de tampões, por ano. Para escoar a nova produção o grupo já tem pré-acordos com retalhistas internacionais.

Perguntas a…. Nuno Ribeiro, administrador 

Tecnologia de última geração

Quando começaram a exportar?
Começamos a exportar em 1996 apenas para ‘private label’, e mais tarde introduzimos as nossas marcas.

Quais são as principais marcas?
A Suavecel de papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos e lenços de papel; a Nunex de fraldas e toalhitas de criança e a Intimus de fraldas e toalhitas de adulto.

Adaptam os produtos aos mercados?
A maioria dos produtos são estandardizados, exceto algumas adaptações como embalagens maiores de 60 rolos para Portugal e embalagens mais pequenas para a Escandinávia.


Como rentabilizam o elevado custo de transporte?

A vasta gama de artigos de higiene pessoal torna a exportação rentável. O custo de transporte de produtos com maior valor acrescentado como as fraldas diluem o custo logístico do papel higiénico.          


O que distingue o grupo Ghost da concorrência?

A tecnologia de última geração permite produzir produtos de alta qualidade a um preço competitivo.



BI da empresa

Nome e fundação: Grupo Ghost, 1996
Produto: Artigos de Higiene Pessoal
N.º trabalhadores: 200
Localização: 
Viana do Castelo
Vendas (2016):
75 milhões de euros
Exportação: 67% vendas
Principais mercados: Espanha e Angola.

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