Outros sites Medialivre
Dia Mundial do Ambiente 2017
Notícia

Praias da UE têm "luz verde"

Maioria das zonas balneares está isenta de poluentes nocivos para a saúde humana e para o ambiente

08 de Junho de 2017 às 16:55

O relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) e da Comissão Europeia sobre a qualidade das águas balneares, publicado na passada semana, revela que mais de 85% das zonas balneares europeias monitorizadas em 2016 satisfaziam as rigorosas normas de qualidade, o que significa que a maioria das zonas balneares está isenta de poluentes nocivos para a saúde humana e para o ambiente. Mais de 96% das zonas balneares satisfazem os requisitos mínimos de qualidade estabelecidos ao abrigo das regras da União Europeia (UE).

 

Karmenu Vella, comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, afirmou que a "excelente" qualidade de águas balneares europeias não é um mero acaso. "É o resultado do trabalho árduo de profissionais empenhados. Demonstra a importância das políticas da UE que promovem o desenvolvimento de postos de trabalho verdes", realçou o maltês.

 

O relatório abrange zonas balneares em toda a UE, Albânia e Suíça. O documento reúne análises de amostras de água recolhidas em mais de 21.000 zonas balneares costeiras e interiores, indicando quais os locais onde se poderá encontrar a água com melhor qualidade neste Verão. As águas balneares são objecto de amostragem e monitorizadas para detecção de contaminação por poluição fecal proveniente das águas residuais ou da agro-pecuária.

Mais notícias