"Investigação e Transferência de Tecnologia". Este é o tema da sexta edição Semana da Economia de Braga, que "é já um marco assinalável na vida económica do concelho, permitindo mostrar ao país e ao mundo a aposta que Braga faz em setores como o empreendedorismo, o conhecimento, a inovação e os resultados alcançados", afirma Ricardo Rio, presidente da autarquia bracarense.
A partir de hoje, quem for ao Altice Forum Braga, pode assistir ao Fórum Económico, à Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, a diferentes conferências e a debates de ideias, numa iniciativa dirigida a empresários, empreendedores, decisores empresariais, especialistas, profissionais, estudantes e comunidade.
Neste evento, de âmbito nacional e internacional, estão em destaque tópicos como o impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas e o papel do hidrogénio na transição energética, "temas bastantes prementes" e nos quais Braga quer "estar na linha da frente", explica Ricardo Rio, que além de ser o presidente da Câmara Municipal é igualmente presidente da InvestBraga, que organiza anualmente, com o apoio dos seus parceiros estratégicos, a Semana da Economia de Braga.
Um programa rico
Vamos então detalhar um pouco mais o que vai acontecer nesta iniciativa tão importante da economia do concelho. Esta edição arranca, às 8h30, com uma agenda dedicada aos embaixadores empresariais, parceiros da InvestBraga e uma visita institucional ao Grupo BMcar (a partir das 15 horas), com a presença de Ricardo Rio.
Amanhã, destaque-se o Fórum Económico, um dos momentos mais relevantes da semana e que será dividido em duas partes. Arrancará, às 15 horas, com "O crescimento económico de Braga", a cargo do presidente do município bracarense, seguido de um debate sobre "O impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas".
O acesso ao Fórum Económico, que vai decorrer no Grande Auditório Altice Forum Braga, é gratuito, mas é necessário fazer o registo aqui.
A Mostra Empresarial, inaugurada nessa mesma tarde pelo edil e Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, acolhe cerca de uma centena de empresas e entidades, dedicadas a mostrar ao público em geral o que de melhor se faz a partir de Braga. Com entrada livre, a Mostra Empresarial pode ser visitada até ao dia 25 de maio.
Na quarta-feira – entre vários programas – poder-se-á assistir, no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, às conferências "Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção", promovida pelo Grupo Casais.
De forma mais transversal, nota para O Projeto "Go To Labour", promovido pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho); "IGNITE Session", um evento da Fibernamics e as sessões RUN-EU European Innovation Hubs, alavancadas pela RUN-EU e Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), eventos apresentados no palco da Mostra Empresarial ao longo dos dias.
Já no último dia da Semana da Economia, homenageiam-se os trabalhadores do Minho, numa apresentação pública, com a presença do presidente do Município, o presidente da AEMinho Ricardo Costa, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O evento é gratuito. Para conhecer o programa ao pormenor aceda aqui.