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Quanto custa ter um carro?

Sabe quanto custa ter um automóvel, desde que o compra até ao momento em que o vende?

24 de Novembro de 2021 às 09:59
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Quando se vai comprar um carro existem diversos custos a ter em conta. Mas, muitas vezes, o comprador desconhece esses custos. Por isso, a FleetData deu uma ajuda e comparou os custos totais de propriedade – Total Cost of Ownership ou TCO – de quatro modelos Renault. Fê-lo utilizando ferramentas próprias e dados recolhidos diariamente do mercado nacional.


Os modelos utilizados na comparação foram: Renault Clio 1.5 Blue dCi 100 Intens 5p – Diesel –PVP 26 mil €; Renault Captur 1.33 TCe 160 Intens 5p EDC – Mild Hybrid: Petrol/Electric – PVP 28,5 mil €; Renault Captur 1.6 E-Tech 160 Intens 5p – Hybrid: Gasolina/Plug In – PVP 34 mil €; e Renault ZOE Z.E. 50 R135 Intens 5p – Electric – PVP 35 mil €.


Tendo em conta que a maioria das empresas (e alguns particulares) substitui os seus veículos de quatro em quatro anos, foi este o período que a empresa utilizou na estimativa dos custos. Partiu do pressuposto de que, após quatro anos, as viaturas tenham feito 100 mil quilómetros. Para os cálculos teve-se em conta vários factores (ver gráfico 1):


Percentagem de valor residual – percentagem e valor que cada um dos veículos irá valer ao fim dos quatro anos;


Depreciação – o valor que o carro desvalorizou ao longo dos quatro anos;


Manutenção – todos os custos de manutenção e revisões do veículo, necessárias durante este período;


Custos com pneus – em quatro anos, a colocação de oito pneus em cada veículo;


Custos com abastecimento – nos híbridos plug-in considerou-se que 1/3 dos quilómetros são percorridos a eletricidade. Os cálculos foram feitos considerando um custo médio ponderado de 0,15€ por cada Kwh consumido;


IUC – a FleetData estimou os valores despendidos no pagamento do Imposto Único Automóvel.


Considerando estes fatores, o custo por 100 km de cada um dos veículos, para consumidores particulares, é de: Renault Clio 1.5 Blue dCi 100 Intens 5p – 27,69 €; Captur 1.33 TCe 160 Intens 5p EDC – 34,24€; Captur 1.6 E-Tech 160 Intens 5p – 29,91€; ZOE Z.E. 50 R135 Intens 5p – Electric – 26,78 €.





Para uma empresa

Para empresas, o panorama fiscal é diferente. Logo são necessários mais cálculos. Além da percentagem de valor residual, são tidas em conta variáveis como (ver gráfico 2):


Custos diretos – são os custos apurados numa primeira abordagem (conforme verificámos acima) e que são transversais quer a empresas quer a particulares;


IVA dos abastecimentos ou carregamentos – a dedutibilidade do IVA dos combustíveis é considerada nos cálculos;


IVA na compra das viaturas – há viaturas que permitem a dedução do IVA despendido na compra, mas nem todas;


IRC – redução da matéria colectável em sede deste imposto decorrente da utilização da viatura no âmbito da sua atividade;


Tributação Autónoma – os encargos com este adicional de IRC são diferentes consoante o combustível e valor de aquisição da viatura. As viaturas 100% elétricas (BE) são isentas deste tipo de encargo.


Considerando estas opções, eis os custos de propriedade de cada veículo, por 100 km: Renault Clio 1.5 Blue – 24,55 €; Captur 1.33 TCe – 41,21 €; Captur 1.6 E-Tech – 23,72 €; ZOE Z.E. – 17,60 €.


Para saber quanto custa cada um destes modelos por cada 100 mil km, basta multiplicar por mil. Assim, após quatro anos e 100 mil km, o modelo mais dispendioso terá sido o Captur 1.33, tendo custado mais de 41 mil €. O mais económico terá sido o ZOE (17,6 mil euros).





Tributação autónoma ou rendimento em espécie

Para empresas foi ainda considerada a possibilidade de disponibilizar as viaturas aos colaboradores como rendimento em espécie, como alternativa à tributação autónoma (ver gráfico 3), utilizando as mesmas ferramentas de cálculo fornecidas pela FleetData. Aqui fica uma comparação dos custos estimados, com cada uma das opções:


Modelo: Renault Clio 1.5 Blue; tributação autónoma: 3.688 €; rendimento em espécie: 7.128 €; IRS (20%): 1.426 €.


Modelo: Captur 1.33 TCe; tributação autónoma: 12.158 €; rendimento em espécie: 7.695 €; IRS (20%): 1.539 €.


Modelo: Captur 1.6 E-Tech; tributação autónoma: 3.544 €; rendimento em espécie: 9.137 €; IRS (20%): 1.827 €.


Modelo: ZOE Z.E.; tributação autónoma: 0; rendimento em espécie: 9.488 €; IRS (20%): 1.898 €.


Estes cálculos são importantes na altura de se adquirir veículos para as frotas. Se multiplicar os custos de propriedade pela quantidade de veículos existentes na frota, poderá fazer escolhas mais rentáveis, na aquisição de veículos.

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