Dizem os manuais de gestão que a análise SWOT é a melhor forma de prepararmos uma boa estratégia. E porque é que a análise SWOT é importante para a cibersegurança? Porque parte de um princípio fundamental: se soubermos quais são as nossas fraquezas e ameaças, ou vulnerabilidades, então poderemos transformá-las num ponto forte.
Se à sabedoria da gestão juntarmos a sabedoria popular de que a ocasião faz o ladrão, então rapidamente nos apercebemos de que as vulnerabilidades são a raiz do cibercrime. É que o que os criminosos fazem é, precisamente, procurar e explorar todas as vulnerabilidades que conseguirem.
Se a isto somarmos o facto de a maioria das empresas desconhecer o que se passa em cerca de 30% da sua superfície digital e de que todos os dias surgem mais de 70 vulnerabilidades novas, então, rapidamente percebemos porque é que os ciberataques têm aumentado exponencialmente.
Mas não só por isso. Os scanners tradicionais não são eficazes a detetar vulnerabilidades porque mais de 40% dos alertas que dão são falsos positivos, o que implica que as equipas de segurança percam muito tempo a verificar e validar se esses alertas são mesmo vulnerabilidades críticas.
A boa notícia é que há uma nova solução para este problema, acabada de lançar pela Ethiack, uma empresa portuguesa que atua no domínio da prevenção da cibersegurança e proteção de ativos digitais na internet.
Nova versão junta automação, inteligência artificial, machine learning e hacking ético
A nova solução apresentada pela Ethiack é uma versão mais evoluída que combina automação, inteligência artificial, machine learning e hacking ético para fazer testes de segurança ofensivos contínuos, que permitem identificar vulnerabilidades em tempo real, com 99% de precisão.
Para conhecer a nova versão e poder tirar partido de imediato das vantagens que oferece, como a utilização gratuita nos primeiros 30 dias, aceda aqui, preencha o formulário, siga as instruções e comece uma nova experiência na identificação das vulnerabilidades da pegada digital da sua empresa.
Características state-of-the-art do External Attack Surface Management da Ethiack
. Faz o mapeamento contínuo, de forma precisa e rápida, da superfície/infraestrutura/ativos digitais expostos;
. Permite a realização de testes de segurança automáticos e manuais, combinando rapidez e profundidade;
. Baseia-se numa tecnologia revolucionária de Proof-of-Vulnerability, que permite a exploração benigna da vulnerabilidade para provar sua existência antes de ser submetida, reduzindo os falsos positivos para menos de 1%;
. Adapta-se às tecnologias e sistemas dos clientes;
. Permite a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros envolvidos na política de cibersegurança;
Por tudo isto, a Ethiack é o parceiro ideal e ético para a cibersegurança da sua empresa, uma vez que corta a raiz do cibercrime, e os seus responsáveis desafiam-no a deixar de perder tempo e dinheiro com sistemas defensivos complexos ou pentests básicos.