Os sistemas de bombagem contra incêndios são uma peça fundamental em atividades industriais. Todas as fábricas, armazéns e centros de logística são por lei obrigados a possuir um sistema de combate a incêndios próprio, do qual o sistema de bombagem é o principal componente – o coração da instalação.
O Grupo KSB, empresa familiar com 152 anos de existência, com sede na Alemanha, que adquire a fábricas portuguesas uma parte relevante dos seus componentes (quatro milhões de euros por ano), possui uma fábrica na Alemanha especializada em sistemas de bombagem contra incêndios certificados pela norma americana FM (Factory Mutual).
Esta norma americana é normalmente exigida pelos investidores ou seguradoras americanas quando fazem investimentos industriais fora do seu país, o que acontece cada vez mais em Portugal. A norma FM é a mais exigente do mercado de sistemas contra incêndios, não havendo por isso muitas empresas com competências técnicas para os fornecerem.
Novo centro logístico no Porto com KSB
Henrique Marques, responsável pelo departamento de Edifícios da KSB, refere que "um dos maiores grupos europeus de logística, com sede em Londres, construiu recentemente na zona do Porto um novo centro logístico, muito moderno e de grandes dimensões". Grupo que "já tem outros centros de logística em Portugal, em zonas estratégicas, essencialmente ao longo da autoestrada A1, coluna vertebral dos transportes no nosso país". Henrique Marques acrescenta que "o tipo de clientes que recorrem a empresas especializadas em logística para gerirem os seus stocks e distribuição são, por exemplo, indústria alimentar, indústria de bebidas, construção civil e distribuição alimentar".
A construção do sistema contra incêndios do novo centro logístico do Porto foi ganho pela empresa de instalações técnicas especiais J. Ferreira & Oliveira, Lda. (JFO) localizada em Vila do Conde, com 42 anos, muita experiência nos sistemas contra incêndios e uma excelente imagem no mercado.
Instalação com desafios exige colaboração
Por sua vez, Paula Monteiro, responsável da KSB pelas vendas no departamento de Edifícios na zona Norte, esclarece que "a instalação deste sistema de bombagem da norma FM foi especialmente desafiante, pois durante os testes em obra o sistema não atingia os resultados esperados". Paula Monteiro acrescenta que a KSB "fez várias análises e testes à instalação e ao sistema, os quais não deram resultados conclusivos". "Mas nunca deixámos de estar ao lado da JFO e imediatamente assumimos e avançámos com a decisão de trazer um especialista da fábrica da KSB, o qual descobriu e resolveu a causa dos desvios nos resultados, tendo o sistema ficado 100% operacional", sublinha.
Top 5% das melhores PME de Portugal
A KSB é a única empresa especializada em sistemas de bombagem de nível internacional com assistência técnica própria há mais de 20 anos e com centro de decisão em Portugal, o que permite responder rapidamente e com qualidade às solicitações dos clientes, mesmo quando há dúvidas sobre se um problema é ou não garantia.
Os produtos da KSB estão presentes em praticamente todas as grandes indústrias do país (EDP, Galp, Sonae, Autoeuropa, Repsol, etc.), em diversas empresas de abastecimento de água e tratamento de esgotos (Grupo Águas de Portugal, municípios) e em muitos edifícios de referência (hospitais, centros comerciais, hotéis).
A KSB foi distinguida pela Scoring com a certificação "Top 5% Melhores PME de Portugal", nas edições 2021 e 2022. A Scoring verificou que a KSB obteve um Índice de Desempenho e Solidez Financeira superior a 80%, evidenciando ainda consistência nas vertentes económica e financeira, o que só é acessível a menos de 5% das empresas nacionais.