Referência na indústria de bombas "de água", a KSB é uma marca de nível internacional que se distingue por ter o centro de decisão em Portugal, uma opção rara no mercado português de fabricantes de bombas centrífugas. Este facto permite à KSB tomar decisões rápidas e adequadas ao mercado nacional, com elevados ganhos de eficiência e satisfação para os seus colaboradores e clientes.
João Leite, engenheiro mecânico e diretor-geral da operação portuguesa há 34 anos, explica que o principal objetivo da estratégia do Grupo KSB ao dar esta elevada autonomia à sua filial localizada no nosso território passa por "permitir adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos seus colaboradores e clientes".
Estratégia adotada traz vantagens aos clientes e colaboradores
O responsável da KSB dá alguns exemplos das vantagens para os clientes que a supracitada autonomia permite: "Menor burocracia, logo mais rapidez e mais flexibilidade na marcação das intervenções da assistência técnica; personalização das datas, locais e condições de entrega; maior rapidez e orientação para o cliente na maioria das decisões sobre garantias; maior flexibilidade e espírito de parceria nas condições de pagamento efetivas; e maior rapidez e flexibilidade na negociação de condições comerciais, e não só."
A autonomia de Portugal também aporta vantagens para os seus colaboradores. Passa a haver "maior proteção dos colaboradores a medidas globais de redução de recursos humanos", salienta João Leite, prosseguindo com mais benefícios: "Maior rapidez e adequação às necessidades locais nas decisões sobre investimentos de média e pequena dimensão; gestão de recursos humanos mais próxima da realidade e mais adequada às condições locais; maior rapidez e flexibilidade nas decisões operacionais nas situações fora das normas; e maior facilidade e rapidez nas alterações orgânicas de adaptação às mudanças do mercado."
Experiência também ajuda
João Leite explica que, como a equipa tem vários colaboradores "com bastante experiência – a antiguidade média é quase dez anos, apesar de ter uma idade média bastante equilibrada, de 44 anos –, que já conhecem bem o gigante Grupo KSB, com 15 mil colaboradores em mais de 100 países, e já conseguiram criar uma rede de contactos próximos, eles são não só uma ajuda preciosa para orientar os colegas mais novos, como também para resolver os problemas difíceis através dessa sua rede de contactos próximos".
O diretor-geral acrescenta ainda que "apesar de o estereótipo alemão ser de pouca flexibilidade, as relações humanas e a confiança mútua são igualmente importantes quer na Alemanha, quer em Portugal". Assim, a esmagadora maioria dos problemas "conseguem ser rapidamente resolvidos através de um contacto pessoal com alguém que se conhece".
Fabrico de quatro milhões de euros em Portugal
Apesar de ser uma empresa internacional com sede na Alemanha, o Grupo KSB compra cerca de quatro milhões de euros de componentes a empresas portuguesas, o que representa 67% dos seis milhões de euros que a filial vende em Portugal.
Dois exemplos destas empresas portuguesas são a Duritcast e a Arsopi, duas fundições especializadas, localizadas em Águeda e Vale de Cambra, respetivamente, que empregam um total de cerca de 500 colaboradores, a quem o Grupo KSB compra quase três milhões de euros por ano, em componentes para válvulas de borboleta, para bombas e misturadores submersíveis, e para bombas de furo.
Uma marca mundial
A KSB é um fabricante de bombas "de água" (e de bombas para todo o tipo de fluidos) e válvulas industriais, com sede na Alemanha e fábricas em todos os continentes, com um volume de negócios de cerca de 2,3 mil milhões de euros e 15 mil colaboradores em todo o mundo, que em 2021 fez 150 anos de existência. Em termos de volume de negócios, o Grupo KSB tem uma dimensão equiparada às dez maiores empresas portuguesas. Em Portugal, a KSB já está presente há 50 anos, tem um volume de negócios de cerca de seis milhões de euros, 20 colaboradores e marca presença em todos os segmentos de mercado (edifícios, ambiente, indústria e energia).