A portuguesa Enline foi uma das startups inovadoras que foram reconhecidas na edição deste ano do ABB Startup Challenge no parque tecnológico Sophia Antipolis, próximo de Nice, em França. O concurso convidou startups a explorarem a forma como a Inteligência Artificial (IA) pode ser incorporada nas plataformas e sistemas existentes do setor da energia, apoiando a transição energética e um futuro com baixas emissões de carbono.
Nesta quinta edição, o desafio de 2024 teve 164 candidatos de 36 países, tendo sido selecionados quatro vencedores entre 12 finalistas. Os vencedores recebem um projeto de colaboração com a ABB no valor de 30 mil dólares para desenvolver um piloto pronto a ser comercializado no prazo de seis meses. E também a oportunidade de lançar uma solução para os clientes da ABB. Os vencedores recebem mentoria da Microsoft e dos consultores de startups da SynerLeap e uma inscrição de seis meses na SynerLeap, a aceleradora de startups da ABB.
"O ABB Startup Challenge é um programa projetado para impulsionar a inovação e a colaboração com startups em diversas áreas da tecnologia. Este ano, tivemos a Enline, uma startup portuguesa, como uma das vencedoras deste desafio, demonstrando a qualidade e a capacidade de inovação que temos em Portugal", destacou Anabela Lino, ABB Country Holding Officer Portugal, prosseguindo: "A Enline é um excelente exemplo desse potencial, especialmente no contexto da promoção da transição energética."
Anabela Lino informa ainda que o programa oferece igualmente "a oportunidade única de a ABB se envolver com o ecossistema de startups portuguesas, nomeadamente em soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para melhorar o setor energético no país."
Por sua vez Manuel Lemos, Enline co-founder & CMO, salientou "a grande felicidade" sentida por todos os responsáveis e colaboradores da empresa por participar no ABB Startup Challenge, aproveitando para reforçar que "a tecnologia portuguesa é reconhecida internacionalmente". "Este prémio marca o início de uma promissora parceria comercial e de desenvolvimento tecnológico com a ABB, com amplas perspetivas de negócios e exportação. Estamos confiantes de que a nossa empresa, especializada em software de inteligência artificial, continuará a fortalecer a sua presença global e a promover a eficiência e sustentabilidade do setor energético", sublinhou o responsável da startup nacional.
De Trás-os-Montes para o mundo
A Enline é uma empresa portuguesa de Trás-os-Montes, com sede em Mirandela. Tem cerca de 50 colaboradores e está presente em mais de 30 países nos cinco continentes. A Enline apresentou com sucesso uma solução de software que permite uma gestão dinâmica da rede elétrica para melhor compreender o estado desta. Utilizando a IA e gémeos digitais, a Enline pretende tornar a monitorização e a otimização da energia uma tarefa mais simples para os gestores de ativos, evitando a instalação de novos sensores.
Portugal, Canadá e Alemanha
Refira-se que foram quatro as startups vencedores do ABB Startup Challenge. A saber: a Enline, portuguesa; a Edgecom Energy e a Xaba Inc., ambas sediadas no Canadá; e a KUGU Home GmbH, com sede na Alemanha. Cada um dos quatro vencedores ganha um projeto de colaboração com a ABB no valor de 30 000 dólares para introduzir novas soluções no mercado.