Serão referidas as novas práticas sustentáveis de produção que o Grupo Lactogal, enquanto líder de mercado, está a seguir, bem como a preocupação da Confagri com as estratégias dos produtores para reduzir o uso de recursos naturais como água, energia e para reduzir as emissões, ao nível da produção leiteira e da sua comercialização. Ainda recentemente, Idalino Leão, oficializou uma parceria com a Nextland que se traduz num projeto internacional que oferece serviços de observação da terra "para tornar mais eficiente a utilização do território e dos seus recursos". Promotor da inovação e desenvolvimento na agricultura, Idalino Leão iniciou a sua atividade profissional como produtor em 2004, defendendo que ser agricultor é mais do que uma profissão, é uma forma diferente de estar na vida.
Já a nutricionista Inês Morais falará da importância do leite enquanto alimento, estratégico para o século XXI, uma vez que dá consultas de nutrição clínica e acompanha vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.
Valorizar um setor crucial
A produção de leite envolve uma complexa cadeia de valor que inclui a harmonia com os ecossistemas, garantia do bem estar animal na maioria dos produtores, a inovação tecnológica e a adopção de medidas de precisão e eficiência. De salientar que a indústria leiteira cria empregos diretos e indiretos, desde a produção nas explorações leiteiras até ao processamento, transporte e venda de produtos lácteos, num total superior a 11.500 postos de trabalho em Portugal.
Um setor que importa valorizar e que apresenta inegáveis contributos em três frentes: soberania alimentar, nutrição e saúde e economia nacional. A produção nacional de leite líquido contribui para a soberania alimentar do país, permitindo satisfazer o consumo interno com circuitos à escala nacional, que são curtos, o que reforça uma lógica de proximidade, frescura e redução de pegada associada a transporte.
O MAIOR GRUPO LÁCTEO IBÉRICO
A Lactogal é a maior empresa agroalimentar portuguesa e o maior grupo lácteo ibérico. Apresenta um volume de negócios de 1.131 milhões de euros, 455,3 milhões de euros de vendas para fora do mercado português e um valor de investimento total do grupo de 57,2 milhões de euros. Durante o ano de 2023, o Grupo Lactogal, que é composto por uma equipa de 2.236 colaboradores, recebeu e processou mais de 1.235,7 milhões de litros de leite.
A produção e consumo de produtos lácteos estão profundamente enraizados na cultura portuguesa, de que são exemplos os subsetores dos queijos e das manteigas. Tem-se até registado um aumento do consumo de queijo em Portugal e é de notar a capacidade do país em dar resposta às tendências de consumo. Portugal é, aliás, reconhecido pela alta qualidade do leite e dos produtos lácteos.
A qualidade da matéria-prima leite é um fator crítico que impacta todos os aspectos da produção de produtos lácteos, desde a segurança alimentar e valor nutricional até as características sensoriais e eficiência de produção. Além disso, a qualidade do leite está estreitamente ligada a práticas agrícolas sustentáveis e ao bem-estar animal, refletindo-se nas exigências regulatórias quantos aos métodos de produção e nas preferências dos consumidores. O leite e os produtos lácteos devem corresponder a 18% da alimentação diária, de acordo com a Roda dos Alimentos. Recomendação que reflete a sua importância, já que a ingestão de leite e produtos lácteos aumenta a densidade nutricional e a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Um bom alimento promotor de saúde
O leite apresenta uma extraordinária riqueza nutricional e benefícios para a saúde. Os efeitos benéficos manifestam se em várias áreas, desde o controlo de peso à saúde do coração. Os benefícios são atribuídos à combinação única de nutrientes e fatores bioativos e à forma como interagem entre si, na matriz láctea, que inclui, entre muitos outros nutrientes, proteínas de alto valor biológico, riboflavina, potássio, cálcio, fósforo, iodo e vitamina B12. Pelas suas propriedades ímpares a matriz láctea é também um excelente veículo de outros nutrientes e substâncias, por isso os lácteos sempre andaram de mãos dadas com a inovação e com a ciência. Reflexo desse dinamismo é a recente inovação de leite sem lactose, com adição de vitamina D e de fermentado de bifidobactéria tindalizadas.
3500
Existem 3.500 produtores de leite em Portugal, 2.000 nas ilhas açorianas e 1500 no continente.
11500
O setor do leite assegura a existência de 11.500 postos de trabalho em Portugal.