Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

"Acreditamos que este é o caminho para encarar os desafios do presente e futuro da organização"

A Savills está empenhada em garantir a saúde mental e o bem-estar das suas pessoas no local de trabalho.

20 de Junho de 2024 às 11:43
Pedro Santos, Head of Talent Management & Mental-Health da Savills
Pedro Santos, Head of Talent Management & Mental-Health da Savills
  • ...

Para estar alinhada com o mercado de trabalho e os seus desafios, a Savills criou, em 2023, o Empowering Lab. Pedro Santos, Head of Talent Management & Mental-Health da Savills, explica tudo sobre o projeto.

 

O que é o Empowering Lab by Savills, criado em setembro de 2023?

O bem-estar das pessoas foi, desde sempre, um dos pilares fundamentais da atividade da Savills. O Empowering Lab surge assim enquanto projeto pioneiro no universo Savills que procura responder de forma mais assertiva e estruturada ao atual e natural progresso do mercado de trabalho e desafios decorrentes, assim como à evolução da relação das pessoas com o trabalho e as organizações no domínio dos critérios de ESG. Este projeto procura procura consolidar, de forma estratégica e preventiva, as iniciativas que a empresa tem vindo a desenvolver desde há muito, para responder aos desafios da promoção da saúde mental, prevenção dos riscos psicossociais e também do bem-estar das suas pessoas.

 

Qual é o objetivo deste projeto?

Promover um ambiente seguro onde todos se sintam ouvidos e possam partilhar ideias e encorajar a responsabilidade organizacional e individual face à comunidade e ao ambiente, são os principais objetivos deste projeto. Promovemos experiências alinhadas com os propósitos e desejos de contribuição das pessoas e as necessidades da comunidade, incentivando práticas como o voluntariado e a partilha de know-how. Pretendemos também consolidar o impacto abrangente e multidimensional desta iniciativa, que se reflete num melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, uma maior satisfação no local de trabalho e um maior apoio psicossocial e valorização no contexto de trabalho.

 

Por outro lado, almejamos também reduzir os níveis de stress dos elementos da equipa, aumentar a produtividade e prevenir fenómenos como quiet quitting e presentismo, potenciando o Employee Value Proposition da Savills ("Be Extraordinary, Together").

O Empowering Lab reforça, de forma inequívoca, a estratégia de atração e desenvolvimento de talento da Savills e potencia o employee experience das suas pessoas.

Faça um balanço destes nove meses de Empowering Lab by Savills.

O balanço que fazemos é extremamente positivo, ainda que tenhamos a plena consciência de que este será um (bom) desafio a longo prazo. A concretização de algumas iniciativas, a par da recetividade e feedback positivo da equipa, são fatores que fazem deste projeto um autêntico "caso sério". Estamos todos a crescer com o projeto e acreditamos que este é o caminho para encarar os desafios presentes e futuros da organização.

Não poderíamos deixar de referir que o expoente máximo que corroborou este balanço positivo foi a conquista da última edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, uma distinção que muito nos orgulha e que comprova que estamos a trilhar o caminho certo.

Quantos profissionais da Savills Portugal são abrangidos pelo projeto?

Todos os profissionais da Savills Portugal são abrangidos pelo projeto o que, atualmente, corresponde a aproximadamente 170 pessoas.

Que feedback têm dos colaboradores que participam nesta iniciativa?

O feedback tem sido muito positivo, quer nas atividades específicas que já foram desenvolvidas, quer em relação aos objetivos mais gerais e para os quais desafiamos toda a equipa a participar, com envolvimento e sugestões de iniciativas. No fundo, este é um projeto de todos e para todos aqueles que fazem parte do universo Savills.

Em concreto, que ações estão a ser levadas a cabo pela Savills Portugal na empresa com os participantes no Empowering Lab by Savills para pôr em prática este projeto?

Nesta fase, já foi realizada uma avaliação dos riscos psicossociais na empresa, em Lisboa e Porto, através de uma parceria com o Observatório Português de Fatores Psicossociais Ocupacionais, utilizando o Questionário de Riscos Psicossociais de Copenhaga (COPSOQ). Após esta primeira fase, seguiram-se entrevistas individuais com todos os colaboradores e, posteriormente, a realização de workshops com os diferentes cargos diretivos sobre saúde mental e bem-estar, partilhando orientações gerais para a estratégia de abordagem numa ótica de disseminação top-down.

Realizaram-se também focus groups interdepartamentais, que permitiram esclarecer e promover a comunicação sobre aspetos relacionados com saúde mental e bem-estar na empresa.

A comunicação dos resultados a todos os participantes foi fundamental para definirmos a estratégia do Empowering Lab, uma vez que tínhamos em nossa posse informações relevantes sobre o nosso público-alvo para considerar na construção das respostas.

Iniciámos também uma componente de desenvolvimento de competências e formação, com ações nas áreas da saúde mental, inteligência emocional, gestão de stress, planeamento e gestão de tempo, comunicação interpessoal, literacia financeira e nutrição.

Quais são os eixos de atuação do Empowering Lab by Savills?

Na sua estratégia de implementação, o Empowering Lab contempla 4 eixos de atuação, que decorrem dos valores da Savills: "We Listen, We Empower, We Challenge, We Collaborate."

A Savills Portugal está a ponderar adotar no futuro próximo mais estratégias para promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores, contribuindo desta forma para a atração e retenção de talento?

A promoção de uma cultura que prioriza o bem-estar holístico da sua equipa foi, desde sempre, um objetivo da Savills. Neste sentido, têm sido implementadas diversas medidas que visam fomentar oportunidades de crescimento e evolução na carreira, dando primazia a fatores como a mobilidade interna e às preferências demonstradas pelas pessoas que integram a equipa.

Reforçar o desenvolvimento do potencial de pessoas e equipas, gerir de forma individualizada os percursos profissionais e manter vias de comunicação abertas na construção de um ambiente socioprofissional promotor da qualidade de vida são os principais key-drivers.

Destacamos ainda o teletrabalho e a flexibilidade de horário enquanto uma mais-valia imprescindível para a captação e retenção de talentos.

O pilar da formação é também essencial na estratégia de desenvolvimento da Savills. Nesta matéria, são utilizadas metodologias de Experiential Learning, Coaching, Team Coaching através de formação externa e interna, onde os diferentes departamentos promovem ações de team building, de acordo com a respetiva necessidade e disponibilidade.

Pretendemos também e ainda no decorrer deste ano, obter a certificação de "Empresa Familiarmente Responsável", da ACEGE em colaboração com a Fundación Más Familia, que é um instrumento de gestão de pessoas amplamente reconhecido a nível nacional e internacional.

Sabemos que o atual paradigma do mundo o trabalho está em constante evolução e, perante este cenário, reconhecemos uma crescente necessidade de nos reinventarmos e adaptarmos, rumo a um caminho de constante evolução.

Mais notícias