Outros sites Medialivre
Caixa Empresas
Notícia

Turismo rende ainda mais com câmbio imediato de moeda

Empresas já podem usar terminais de pagamento com conversão imediata de divisas e até ganhar percentagem sobre as compras registadas.

10 de Agosto de 2015 às 00:03
  • ...

Com dólares, libras, kwanzas ou reais brasileiros, além dos euros, Portugal prepara-se para receber este ano mais de 17 milhões de turistas. São previsões governamentais, após o recorde das mais de 16 milhões de pessoas que visitaram o País em 2014.

 

Igual tendência de crescimento regista-se nos turistas que pagam com cartões de contas bancárias constituídas noutras moedas que não o euro. A título de exemplo, em 2013, os turistas britânicos, com as suas libras, deixaram por cá 1,5 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal.

 

Com o claro aumento de turistas britânicos, norte-americanos, angolanos e brasileiros, a possibilidade de usar terminais de pagamento automático (TPA) com conversão imediata de divisas vem potenciar os lucros dos empresários nos setores do comércio e do turismo.

 

A funcionalidade Dynamic Currency Conversion (DCC), agora disponível nos terminais Netcaixa, da Caixa Geral de Depósitos, está a cativar empresários, por exemplo, nas áreas da hotelaria, das agências de viagens e de aluguer de automóveis.

 

Na prática, a solução DCC permite ao comprador que se encontra pontualmente numa economia da zona euro como Portugal pagar e aferir o câmbio do momento com a moeda que é a base da sua conta, evitando a cobrança posterior de comissões pelo banco emissor do seu cartão.

 

A título de exemplo, um cliente titular de um cartão emitido nos Estados Unidos na América que pretenda efetuar um pagamento de 100 euros em Portugal, ao inserir o seu cartão no TPA é-lhe mostrado o valor da compra em dólares e em euros, bem como a taxa de câmbio.

 

Pode então escolher qual a moeda em que pretende pagar. Se escolher pagar em dólares, o talão impresso informá-lo-á sobre o valor da compra em euros e em dólares, a taxa de câmbio e a tarifa do serviço.

 

No caso dos terminais Netcaixa, a adesão ao serviço custa 25 euros por estabelecimento, sendo que os comerciantes receberão 0,60 por cento do valor de cada transação em que utilizem o serviço DCC, verba mensalmente creditada na conta associada ao TPA.

 

 

Acresce que o serviço Netcaixa integra um conjunto de soluções de pagamento – seja em TPA físico, em loja, ou virtual, online – aceitando cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express) ou de débito, vulgarmente conhecidos por Multibanco.

 

A funcionalidade DCC existente nos Netcaixa permite já aceitar pagamentos convertíveis em mais de 40 divisas, incluindo as moedas dos países africanos de língua portuguesa, de países europeus fora da zona euro, e de outros como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, China e Índia.

 

Saiba mais  www.netcaixa.pt/servicos

Mais notícias