Notícia
Euribor a seis meses sobe pela quarta sessão consecutiva
As taxas interbancárias encontram-se a subir em todas as maturidades, com excepção da mais curta, a de um mês. No prazo de seis meses, o mais utilizado no crédito à habitação, a Euribor prolongou a subida das últimas quatro sessões.
A Euribor a seis meses, indexante mais utilizado no crédito à habitação em Portugal, somou 0,1 pontos base para 0,298%, registando a quarta subida consecutiva, de acordo com a fixação diária da Federação Europeia de Bancos.
Na maturidade de três meses, as taxas interbancárias subiram 0,1 pontos base para 0,200%, recuperando um pouco da queda registada na sessão de ontem, depois de ter estado três sessões consecutivas a subir.
Os prazos mais longos, nove e 12 meses também se encontram a subir, 0,2 e 0,3 pontos bases para 0,390% e 0,476%, respectivamente, depois de terem registado quebras na sessão de ontem.
As taxas interbancárias a um mês ficaram inalteradas pela 15ª sessão consecutiva nos 0,112%.
Na Alemanha, o desemprego aumentou em Maio, tendo subido mais de quatro vezes do valor que era estimado pelos economistas consultados pela agência Bloomberg. O número de pessoas desempregadas, ajustadas de sazonalidade, aumentou em 21 mil para 2,96 milhões.
Positivamente, a confiança dos empresários alemães subiu, em Maio, pela primeira vez desde Fevereiro, enquanto a confiança dos consumidores deverá situar-se, em Junho, no valor mais elevado desde 2007.
No início do mês, Mario Draghi afirmou que o Banco Central Europeu (BCE) iria monitorizar os dados económicos da Zona Euro e estaria pronto para cortar a taxa de juro de referência, caso se justificasse.