Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Prémio extra dos certificados de aforro terminou (Cor.)

O prémio provisório nos certificados de aforro da Serie B e C terminou este ano, mas os produtos que capitalizem até 31 de Março ainda recebem o juro extra.

Bruno Simão/Negócios
30 de Dezembro de 2016 às 13:36
  • ...

O prémio dos certificados de aforro da Serie B e da Serie C, criado em 2012, termina a 31 de Dezembro. Ainda assim, os produtos que tenham a data de capitalização até 31 de Março ainda irão beneficiar desse bónus, conforme determinam as regras.

 

Foi em Agosto de 2012 que esses prémios provisórios foram introduzidos para estancar o desinvestimento nestes produtos de poupança, provocada pelo abaixamento das condições de remuneração nos anos e a descida da Euribor, que serve de indexante. Na altura, foi definido que essa remuneração extra duraria até Dezembro de 2016.

 

Segundo apurou o Negócios, o Tesouro optou pelo cancelamento do prémio, como previsto, pelo facto de o leque actual de produtos (Certificados de Aforro série D e Certificados do Tesouro Poupança Mais) constituir uma alternativa com uma remuneração competitiva, pelo que não justificava manter o prémio num produto cuja subscrição já está fechada.

 

Segundo uma informação divulgada esta sexta-feira, 30 de Dezembro no site do IGCP, "as condições de remuneração, concretamente no que se refere ao prémio de 1% para a Série B e de 2,75% para a Série C, manter-se-ão para as capitalizações que ocorrerem até 31 de Março de 2017".

 

Uma vez que os certificados de aforro vencem juros trimestralmente, os produtos de serie B ou de serie C que tenham sido subscritos no último trimestre de um determinado ano ainda terão direito ao prémio provisório na próxima capitalização que ocorre no dia do mês igual ao da data-valor da subscrição. Por exemplo, se tiver como data-valor o dia 31 de Dezembro, receberá o último pagamento de juros com direito ao prémio de 1% na Série B e de 2,75% na Série C no dia 31 de Março.

Taxas reduzidas a 0,75% na Série C e a 2% na Série B

 

Com o fim do prémio provisório a taxa de juro para certificados da Série C baixa até 0,75% e as dos certificados de aforro da Série B até 2%. No entanto, a dimensão da desicda depende das datas em que esse produtos foram subscritos já que têm prémios de permanência.
 

Já a taxa dos certificados de aforro da Série D, os que estão actualmente disponíveis para subscrição, irão pagar uma taxa de juro bruta de 0,685% para as subscrições que sejam feitas a partir de Janeiro, ligeiramente abaixo dos 0,687% para as subscrições feitas este mês de Dezembro. A este valor acresce um prémio de permanência de 0,5% do início do segundo ao final do quinto ano da aplicação e de 1% do início do sexto ano ao final do décimo ano.

 

Já a remuneração dos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) ficou inalterada. Continua com uma taxa de juro bruta crescente que vai de 1,25% no primeiro ano até 3,25% no quinto e último ano do produto. Este produto captou 3.041 milhões de euros desde o início do ano até final de Novembro, o que compara com o aumento de 153 milhões de euros no "stock" de certificados de aforro, segundo dados do IGCP. 

(Notícia corrigida às 16:55 e actualizada às 17:20 com taxas de remuneração. Altera título de prémio dos certificados de aforro prolongado para prémio dos certificados de aforro terminou, já que a manutenção para as capitalizações até 31 de Março estava já prevista com o fim do prémio provisório em 31 de Dezembro de 2016).

Ver comentários
Saber mais Certificados de aforro CTPM financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio