Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS coloca "rating" de Portugal com perspectiva "estável"

A agência de notação financeira manteve o "rating" de Portugal inalterado em "BBB" (baixo), mas melhorou a perspectiva de "negativa" para "estável".Com esta revisão, Portugal deixa assim de ter perspectivas negativas para o seu "rating" soberano por parte das quatro agências.

23 de Maio de 2014 às 17:08
  • 15
  • ...

A DBRS já emitiu a nota de análise sobre Portugal, tal como o estimado, colocando a notação do país com perspectiva "estável". O "rating" do país foi mantido em "BBB" (baixo), numa nota emitida esta sexta-feira, 23 de Maio, e da responsabilidade de Carla Clifton (na foto). Recorde-se que a DBRS é a única agência que tem Portugal acima de "lixo" (está no último nível da categoria de investimento).

 

A justificar a manutenção do "rating", a agência canadiana aponta o compromisso político de Portugal com vista à sustentabilidade das finanças públicas, bem como a implementação de reformas estruturais, "tal como demonstrado durante a vigência do Programa de Assistência Económica e Financeira".

 

Além disso, a DBRS refere os benefícios de Portugal ser membro da Zona Euro. A contribuir para a sua decisão esteve também o impacto orçamental moderado sobre as finanças públicas que se prevê para as despesas relacionadas com o envelhecimento populacional no longo prazo.

 

"No entanto, estes factores de suporte são contrabalançados por desafios substanciais, como os elevados níveis da dívida pública e privada, o panorama incerto para o crescimento no médio prazo e a elevada taxa de desemprego", adverte a agência.

 

Por outro lado, a reflectir esta melhoria do "outlook" para a dívida soberana portuguesa estão essencialmente dois factores, sublinha a agência: a convicção, por parte da DBRS, de que Portugal fez progressos na redução do défice orçamental e do défice das contas correntes; e a criação de almofadas financeiras de boa dimensão, que ascendiam a 15,3 mil milhões de euros no final de 2013, reduzindo o risco de emitir nova dívida para reembolsar a que chegar à maturidade.

 

Com esta revisão em alta do "outlook", Portugal deixa assim de ter perspectivas negativas para o seu "rating" soberano.

 

Segundo o relatório divulgado esta sexta-feira pela DBRS, a notação financeira da dívida de longo prazo de Portugal poderá ser revista em alta se a consolidação orçamental do País se revelar duradoura e se o crescimento não ficar, no médio prazo, abaixo das expectativas.

 

A agência canadiana DBRS utiliza os termos ‘alto’ (high) e ‘baixo’ (low) nas suas notações, associados a letras. Esses termos correspondem aos sinais de ‘+’ e ‘-’ atribuídos pelas três maiores agências de rating e pela grande maioria das restantes agências.

 

(Notícia actualizada às 17h43)

Ver comentários
Saber mais DBRS rating dívida pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio