Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turquia quer criar uma agência de notação financeira ainda este ano

A Turquia quer criar ainda este ano uma agência de notação financeira, anunciou o presidente da entidade de regulação e supervisão bancária do país (BDDK, na sigla em turco), Mehmet Ali Akben.

5.º Turquia (Posição em 2017: 6.º) - Índice de miséria nos 20,6 pontos (Previsão para 2018)
UMIT BEKTAS
13 de Março de 2018 às 00:05
  • 1
  • ...

"Vemos que é necessária uma agência de notação nacional que vai ser utilizada pelos nossos bancos", afirmou Akben à imprensa turca, sublinhando que o plano é ter a agência criada ainda este ano.

 

O presidente da BDDK explicou que uma fórmula para criar a agência seria através de uma empresa privada ou da cooperação de vários bancos, mas garantiu que nenhuma destas instituições teria mais de 10% do capital da nova entidade. "É importante que a entidade se estabeleça de acordo com os padrões internacionais e funcione de maneira independente", considerou.

 

O anúncio foi feito uma semana depois de a Moody's ter descido a nota atribuída à Turquia de Ba1 para Ba2, que corresponde a um grau de investimento especulativo, vulgarmente designado como 'lixo', argumentando com o risco criado pelo défice e pela dívida externa e os tarsos verificados na concretização de reformas económicas.

 

Além disso, a agência desceu a perspectiva da Turquia de 'estável' para 'negativa'.

 

"O Governo parece estar concentrado em medidas de curto prazo, em detrimento de uma reforma monetária efectiva e de uma reforma económica fundamental", detalhou a Moody's, ao explicar a sua descida da nota atribuída à qualidade creditícia turca.

 

O presidente da BDDK exprimiu a sua desconfiança das agências internacionais de notação financeira: "É óbvio que temos problemas em confiar nestas agências".

Ver comentários
Saber mais Turquia política rating agência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio