Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SIC emite 48 milhões em dívida junto de 4.315 investidores. Procura supera 1,13 vezes a oferta

As obrigações estão ligadas a critérios de sustentabilidade e têm uma maturidade de quatro anos e pagam um cupão de 5,95%. A procura cifrou-se em 54,21 milhões de euros.

  • 8
  • ...

A SIC conseguiu colocar 48 milhões de euros em obrigações ligadas a critérios de sustentabilidade junto de um universo de 4.315 investidores. A procura total cifrou-se em 54,21 milhões de euros, tendo assim superado 1,13 vezes a oferta, segundo os resultados divulgados pelo canal de televisão.

A operação foi composta, por um lado, pela subscrição de novas obrigações e, por outro, pela troca de outros títulos para os detentores da emissão de obrigações que expira em junho de 2025 e que tinha uma taxa de juro de 3,95%.

A maioria dos investidores optou por subscrever e trocar dívida num intervalo entre 1.500 euros e 3 mil euros. Cerca de 891 investidores subscreveram novas obrigações nesta ordem de grandeza, enquanto 704 responderam ao apelo de troca neste intervalo. 

Apenas 113 investidores decidiram aplicar até 50.010 euros em novas obrigações e só 35 trocaram dívida neste montante. Só dois investidores decidiram trocar até 1500 euros em obrigações que venciam em junho, sendo que no caso da subscrição de nova dívida este era o patamar mínimo, pelo que não era possível investir menos que este montante. 

No passado dia 26 de junho, a SIC decidiu aumentar a emissão de 30 milhões de euros para 48 milhões, o que, em termos de número de títulos, significa que o total de obrigações passou de um milhão para 1,6 milhões.

Estas obrigações têm uma maturidade de quatro anos e pagam um cupão de 5,95%, tendo sido o montante mínimo de subscrição de 1.500 euros, ou seja, 50 títulos.

Esta operação está associada ao cumprimento de "dois KPI (Key Performance Indicators – indicadores-chave de desempenho), designadamente, o KPI #1, correspondente ao número de horas anuais de conteúdos com língua gestual portuguesa disponibilizados nos serviços de programas televisivos da SIC e na plataforma de streaming da SIC, e o KPI #2, correspondente às emissões de gases com efeito de estufa (de âmbitos 1 e 2), tendo em vista alcançar as SPT (Sustainability Performance Targets – metas de desempenho de sustentabilidade) definidas por referência a 31 de dezembro de 2027".

A SIC indica que os obrigacionistas terão direito a uma remuneração adicional, a pagar na data de reembolso, que será de 0,4% do valor nominal de cada obrigação - ou seja 0,12 euros - caso "se verifique uma ou várias situações de não verificação de SPT por referência a ambos os KPI selecionados" ou de 0,2% do valor - ou seja 0,06 euros - caso "se verifique uma ou várias situações de não verificação de SPT por referência a apenas um dos KPI selecionados".

(Notícia atualizada às 17h24)

Ver comentários
Saber mais SIC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio