Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros aliviam na Zona Euro. Prémio de risco da dívida francesa diminui face à alemã

O prémio de risco entre a dívida francesa a 10 anos e a dívida alemã diminuiu, depois de uma abertura em alta, com os "traders" a acolherem bem a perspetiva de um parlamento dividido como resultado mais favorável das eleições legislativas em França.

Os analistas antecipam que  2024 seja um ano positivo para as obrigações, com uma redução do prémio de risco face às ações a curto prazo.
Brendan McDermid/Reuters
08 de Julho de 2024 às 17:34
  • ...

Os juros das dívidas soberanas na Zona Euro recuaram neste arranque de semana, com os investidores a privilegiarem ativos mais seguros, como é o caso destas obrigações – e a maior aposta na dívida faz descer as "yields".

 

O prémio de risco entre a dívida francesa a 10 anos e a dívida alemã diminuiu, depois de uma abertura em alta, com os traders a acolherem bem a perspetiva de um parlamento dividido como resultado mais favorável das eleições legislativas em França – em que nem a extrema-direita nem a extrema-esquerda conquistaram maioria absoluta na segunda volta, disputada neste domingo, 7 de julho.

 

Nas bolsas, o sentimento foi diferente, com o sentimento de instabilidade política em França a penalizar o seu índice de referência, o CAC-40, e a contagiar alguns dos seus congéneres europeus.

 

Os juros das Bunds alemãs a 10 anos, de referência para a região, aliviaram 1,6 pontos para 2,535%, enquanto a rendibilidade da dívida soberana francesa decresceu 4,6 pontos base para 3,161%.

 

Assim, o "spread" entre os juros da dívida alemã e francesa diminuiu três pontos base, para 63 pontos – depois de há uma semana ter chegado a estar nos 80 pontos base – o maior diferencial de fecho desde 2012, quando a Zona Euro passava por uma crise da dívida.

Já as "yields" da dívida pública portuguesa, também com maturidade a 10 anos, recuaram 4 pontos base para 3,116% e as da dívida espanhola cederam também 4 pontos base, para 3,297%.

Fora da Zona Euro, as rendibilidades das Gilts britânicas, com prazo a 10 anos, registaram um alívio de 1,2 pontos base para 4,112%.

Ver comentários
Saber mais Juros França Gilts Bunds obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio