Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

José de Léon: "Emissões de obrigações hipotecárias são um sinal positivo"

O director da Moody's considera os dados das recentes emissões de obrigações hipotecárias feitas por bancos portugueses como positivos.

Bloomberg
20 de Setembro de 2017 às 21:40
  • ...
Os bancos  têm acelerado as emissões de obrigações hipotecárias. Isso é positivo?
Em geral, é um sinal positivo que os bancos portugueses se consigam financiar no mercado junto de investidores estrangeiros (81% segundo dados da Bloomberg), com taxas de juro historicamente baixas e com prazos longos. Mas, dito isto, não podemos ignorar as condições favoráveis, que são consequência do programa de compras de obrigações cobertas do BCE e os baixos níveis de emissões de outros países do Sul da Europa.
 
É esperado que o ritmo de emissões acelere em 2018?
Em geral, os bancos portugueses não têm grandes necessidades de financiamento porque o sistema bancário tem-se desalavancado e tem uma base estável de depósitos. No entanto, não podemos descartar que  tirem partido do ambiente favorável de taxas de juro ultra baixas para financiar parte do seu balanço antes de 2019, quando as taxas de juro de curto prazo acabarem por subir e poderá haver alguma pressão de financiamento. Outro factor que pode moderar essas emissões no curto prazo é a necessidade dos bancos europeus construírem dívida ‘bail-inable’ [que absorva perdas num resgate interno] devido aos requisitos de fundos próprios e passivos elegíveis. Assim, os bancos portugueses necessitarão de emitir dívida não garantida em vez de obrigações cobertas nos próximos anos.
Ver comentários
Saber mais Moody's Obrigações hipotecárias banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio