Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Acordo entre Kim e Trump anima bolsas. Euro e petróleo sobem

As bolsas europeias estão a negociar em terreno positivo, reflectindo o alívio da tensão entre os EUA e a Coreia do Norte, após uma cimeira histórica. O euro sobe, a dois dias do BCE, e o petróleo segue com sinal verde.

Reuters
12 de Junho de 2018 às 09:24
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,52% para 5.673,84 pontos

Stoxx 600 ganha 0,09% para 388,30 pontos

Nikkei valorizou 033% para 22.878,35 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 2,2 pontos para 1,977%

Euro ganha 0,08% para 1,1793 dólares

Petróleo em Londres valoriza 0,43% para 76,79 dólares o barril

 

Bolsas europeias animadas com compromisso de desnuclearização

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta terça-feira, 12 de Junho, animadas pelo resultado da cimeira histórica entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que decorreu esta madrugada em Singapura.

 

O encontro foi descrito por ambos como muito positivo, e como tendo resultado em progressos significativos nas relações entre os dois países. Do lado da Coreia do Norte, houve o compromisso da desnuclearização, enquanto os Estados Unidos concordaram em contribuir para o progresso económico da península.

 

O alívio da tensão entre os dois países está a contribuir para o sentimento positivo do mercado, com o índice de referência para a Europa, o Stoxx600, a ganhar 0,09% para 388,30 pontos.

 

Em Lisboa, o PSI-20 sobe 0,52% para 5.673,84 pontos, o valor mais alto desde 25 de Maio, animado sobretudo pelo BCP. O banco liderado por Nuno Amado avança 1,53% para 27,79 cêntimos, depois de a DBRS ter melhorado a perspectiva para "positiva" abrindo a porta a uma subida do rating.

 

Juros da dívida indefinidos na Europa

Os juros da dívida dos países do euro seguem sem uma tendência definida, a dois dias da reunião do Banco Central Europeu em que deverão ser dadas indicações sobre o fim do programa de estímulos à economia.

 

Em Portugal, a yield associada às obrigações a dez anos desce 2,2 pontos para 1,977%, enquanto em Espanha sobe 1,1 pontos para 1,452%. Em Itália, os juros no prazo de referência recuam 4,6 pontos para 2,792% e na Alemanha sobem 1,4 pontos para 0,508%.

 

Esta quinta-feira, espera-se que o BCE discuta a retirada dos estímulos à economia, que abrirá a porta a uma subida dos juros na região.

 

Euro em alta ligeira face ao dólar

As expectativas em torno da reunião do BCE também estão a ter reflexo na negociação da moeda única, que regista uma subida ligeira face ao dólar pela segunda sessão consecutiva.

 

A reunião do BCE decorre na quinta-feira, mas um dia antes será a vez de a Fed se pronunciar sobre a sua política monetária, sendo que a expectativa é que o banco central dos Estados Unidos anuncie a segunda subida dos juros este ano.

 

Nesta altura, o euro ganha 0,08% para 1,1793 dólares.

  

Petróleo em alta com divisão na OPEP

O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais, reflectindo as dúvidas sobre as decisões que serão tomadas pela OPEP na reunião de 23 de Junho, em Viena. Enquanto a Arábia Saudita e a Rússia defendem o alívio gradual dos cortes na produção, o Iraque juntou-se à Venezuela e ao Irão na oposição a esta proposta.

 

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, ganha 0,59% para 66,49 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, valoriza 0,43% para 76,79 dólares.

 

Ouro cai após cimeira e antes das reuniões dos bancos centrais

O metal precioso está a negociar em terreno negativo, reflectindo o alívio da tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte – que diminui a procura pelos chamados activos de refúgio – e as expectativas em torno das reuniões da Fed e BCE desta semana.

 

A Fed deverá aumentar novamente os juros – o que retira atractividade ao ouro – enquanto o BCE deverá dar indicações sobre o fim dos estímulos.

 

Nesta altura, o ouro cai 0,19% para 1.298,06 dólares e a prata desce 0,35% para 16,8657 dólares.

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas bolsa nacional PSI-20 Europa Stoxx600 matéria-primas petróleo WTI Brent ouro euro dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio