Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas em alta. Euro e petróleo em queda

As bolsas europeias estão a negociar em alta ligeira, num dia em que o mercado norte-americana vai estar encerrado. O petróleo segue em queda, tal como o euro, numa altura em que os investidores aguardam por mais estímulos do BCE.

Reuters
26 de Novembro de 2015 às 08:34
  • 3
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,36% para 5.315,49 pontos

Stoxx 600 ganha 0,03% para 380,95 pontos

Nikkei valorizou 0,49% para 19.944,41 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 1,6 pontos para 2,4%

Euro recua 0,14% para 1,0610 dólares

Petróleo em Londres cai 0,82% para 45,79 dólares o barril

 

Bolsas europeias em alta ligeira

Os principais índices europeus estão a negociar em alta ligeira esta quinta-feira, 26 de Novembro, impulsionados pelo sector mineiro e automóvel. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,03% para 380,95 pontos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 avança 0,36% para 5.315,49 pontos, impulsionado pela EDP e pela Jerónimo Martins. A eléctrica liderada por António Mexia ganha 1,54% para 3,24 euros, enquanto a retalhista sobe 0,86% para 12,91 euros.


Juros da dívida aliviam na Europa

Os juros da dívida da generalidade dos países europeus estão em queda ligeira, numa altura em que cresce a expectativa de mais estímulos por parte do BCE, para estimular a economia e combater a baixa inflação na região.

A ‘yield’ associada às obrigações portuguesas a dez anos desce 1,6 pontos para 2,4%. Como a descida dos juros associados aos títulos alemães no mesmo prazo é menos acentuada – aliviam 0,5 pontos para 0,466% - também a percepção de risco de Portugal está em queda. Quer isto dizer que o prémio de risco que os investidores estão a exigir para comprar dívida portuguesa em detrimento da alemã (o chamado "spread") está mais baixo, recuando esta quinta-feira para 192,6 pontos. 


Euro próximo de mínimos de Abril

A moeda única europeia está a negociar em queda face ao dólar pela segunda sessão consecutiva, devido à especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) vai aumentar os estímulos à economia na reunião da próxima semana.

O euro desce 0,14% para 1,0610 dólares, depois de ter atingido, ontem, os 1,0566 dólares, o valor mais baixo desde Abril deste ano.

 

Brent desce após seis sessões de ganhos

O Brent – petróleo que serve de referência às importações europeias – está a descer 0,82% para 45,79 dólares, esta quinta-feira, depois de seis sessões consecutivas de subidas, enquanto o crude transaccionado em Nova Iorque (WTI) cai 0,46% para 42,84 dólares.

A matéria-prima tem sido impulsionada pelo aumento da tensão no Médio Oriente e pelos sinais de persistente excesso de oferta no mercado. Ainda ontem foi divulgado que as reservas de crude dos Estados Unido aumentaram em 961 mil barris para 488,2 milhões, segundo os dados da Administração de Informação de Energia.

Este valor está próximo do número atingido em Abril (490,9 milhões de barris), o mais elevado desde que a contabilização destes dados foi iniciada, em 1982.

Ouro próximo de mínimos de 2010 com expectativa de subida dos juros

O metal precioso está a negociar em alta ligeira, embora próximo do valor mais baixo em mais de cinco anos. Isto numa altura em que cresce a expectativa de que a Reserva Federal dos Estados Unidos vai subir os juros já em Dezembro. A normalização da política monetária deverá impulsionar o dólar, o que, consequentemente, retirará atractividade ao ouro como investimento de refúgio.

O ouro avança 0,12% para 1.072,40 dólares, um valor próximo de mínimos de Fevereiro de 2010. Já a prata ganha 0,09% para 14,2105 dólares.

Destaques do dia 
Euribor a seis meses negativa vai chegar a todas as famílias. Em Dezembro, pela primeira vez, os créditos à habitação com taxa a seis meses revistos contarão com uma média mensal negativa, que será descontada ao "spread". Esta taxa com sinal de menos deverá chegar a todos os contratos com este indexante, dizem os economistas. 

 

Banca portuguesa na cauda da Europa depois de erro da EBA. A Autoridade Bancária Europeia cometeu um erro no cálculo de rácios no exercício que fez à banca europeia. Os bancos portugueses estão ligeiramente melhor do que o avançado. Mas apresentam o pior rácio da Europa.

BCE pretende comprar 207 milhões de euros de dívida titularizada portuguesa. O Banco Central Europeu (BCE) pretende comprar 207 milhões de euros de dívida titularizada portuguesa na próxima sexta-feira, revela a agência Bloomberg.

Portugal nunca pagou tão pouco pelas emissões de dívida de longo prazo. Após o último leilão de obrigações do ano, o Tesouro tem razões para festejar. 2015 ficou marcado por juros baixos, patrocinados pela política do BCE. Mas a instituição está a ponderar avançar ainda com mais estímulos.

EDP Renováveis encaixa 555 milhões com venda de activos nos EUA. A EDP Renováveis vendeu uma participação minoritária numa carteira de activos eólicos nos EUA, elevando o encaixe com a rotação de activos para 800 milhões de euros, o que lhe permite cumprir a meta definida para 2017.


Mota-Engil África não vai reter imposto sobre dividendos. A subsidiária africana da Mota-Engil, que negoceia pela última vez no dia 9 de Dezembro na bolsa de Amesterdão, anunciou que não vai proceder à retenção na fonte do imposto sobre dividendos na Holanda.

 

O que vai acontecer hoje

Reino Unido. PIB, no terceiro trimestre.

 

Grécia. PIB, no terceiro trimestre (final)

 

Zona Euro. Evolução da massa monetária (M3), em Outubro.

 

Martifer. Apresentação de resultados do terceiro trimestre

 

EUA. Mercado accionista e obrigacionista nos EUA encerrado, devido ao feriado do Dia de Acção de Graças.

 

 

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas Europa Stoxx600 bolsa nacional PSI-20 petróleo Brent WTI ouro euro dólar matérias-primas juros dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio