Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Petróleo e euro em alta. Bolsas indefinidas

As principais praças europeias estão a negociar sem uma tendência definida, oscilando entre perdas ligeiras e subidas ligeiras. Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais e o euro aprecia em relação ao dólar.

Bloomberg
09 de Novembro de 2015 às 08:36
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,56% para 5.465 pontos

Stoxx 600 cede 0,02% para 379,87 pontos

Nikkei cresce 1,96% para 19.642,74 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal sobem 8,2 pontos base para 2,762%

Euro soma 0,30% para 1,0773 dólares

Petróleo sobe 0,32% para 47,57 dólares por barril, em Londres

Bolsas europeias indefinidas

As principais praças europeias arrancaram a semana sem uma tendência definida. No Velho Continente, Lisboa lidera as perdas ao recuar 0,56%, pressionado pelo sector da banca. O francês CAC 40 é o segundo índice que mais desce, perdendo 0,44%. O Stoxx 600, índice de referência, cede 0,02%. Por outro lado, o britânico Footsie é o índice que mais sobe, avançando 0,17%.

Na Ásia a sessão foi de ganhos. As principais praças foram impulsionadas pelo facto de o regulador do regulador do mercado de capitais da China ter anunciado que a suspensão do lançamento de ofertas públicas iniciais (IPO na sigla anglo-saxónica) tem os dias contados.
 As ofertas públicas iniciais vão ser retomadas, depois de uma melhoria no sistema de listagem, afirmou Deng Ge, porta-voz do regulador de mercados da China, citado pela Bloomberg. O anúncio foi feito na sexta-feira, 6 de Novembro, já depois do fecho dos mercados chineses. Os investidores deixam também de estar obrigados a depositar fundos equivalentes às aplicações que fazem na subscrição de novas acções, de acordo com a mesma fonte.

 

Juros a subir
Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a subir em todos os prazos. A dez anos, a maturidade considerada de referência, as "yields" crescem 8,2 pontos base para 2,762%. Os juros da Alemanha estão também a subir, com os juros a dez anos a avançarem 0,5 pontos base para 0,698%. O prémio de risco da dívida nacional está a subir para os 205,3 pontos.

Euro em alta ligeira

A moeda europeia está a negociar em alta ligeira face ao dólar, recuperando assim um pouco das perdas registadas recentemente. O euro soma 0,30% para 1,0773 dólares. A marcar a negociação cambial está a expectativa de uma subida dos juros por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos em Dezembro depois de os últimos dados do emprego terem revelado que, em Outubro, foi registado o maior ganho deste ano. E a taxa de desemprego a cair para 5%.

Petróleo avança

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate soma 0,59% para 44,55 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, avança 0,32% para 47,57% dólares por barril. Esta evolução tem lugar depois de a Arábia Saudita, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, ter revelado a sua convicção que os preços baixos da matéria-prima impulsionam o seu consumo.

Ouro perto de mínimos de três meses após dados do emprego nos EUA

O ouro está a subir 0,3% para 1.093,30 dólares por onça, depois de na última sexta-feira, 6 de Novembro, ter recuado 1,7% para 1.085,56 dólares por onça, o valor mais baixo desde 7 de Agosto, segundo a Bloomberg. A melhoria no mercado laboral norte-americano torna mais provável uma subida dos juros pela Reserva Federal este ano, o que diminui a atractividade do investimento em ouro. 

 

Destaques do dia

Euribor a seis meses negativa apanha banca desprevenida. Apenas duas instituições financeiras já não dão crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses. Todos os restantes 10 bancos ainda têm esta taxa, que tal como aconteceu com a de três meses está já em "terreno" negativo.

Bolsa da China em máximo de 11 semanas após regresso dos IPOA intenção de pôr fim à suspensão do lançamento de ofertas públicas iniciais no mercado chinês está a animar a negociação bolsista na China, com o principal índice a negociar em máximos de 11 semanas, a recuperar parte das quedas avultadas.

Dividendos antecipados protegem accionistas de subida de impostos. Três empresas vão usar as suas reservas de capital para distribuir até ao final do ano mais de 319 milhões de euros em dividendos extraordinários e outros que deveriam entregar em 2016.

Além do Estado, incerteza política abala dívida da bancaOs juros da dívida estão em alta na Zona Euro, mas sobem mais na portuguesa. Os títulos estão a ser penalizados pela incerteza, que também afecta as taxas de juro da dívida da banca.

Empresários temem salário mínimo, impostos e feriadosO aumento dos vencimentos e a reposição de feriados podem levar a uma travagem nas contratações e aumentar os custos das PME.

BES "mau" ajuda Margarida Queiroz PereiraEm 2002, o BES de Ricardo Salgado ajudou Margarida Queiroz Pereira, que estava, então, "desesperada". 13 anos depois, a irmã do dono da Portucel tem uma dívida de 89 milhões ao BES "mau", que tem agora de respeitar o seu plano de revitalização.

 

O que vai acontecer esta segunda-feira

 

Reunião do Eurogrupo - Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem em Bruxelas.

Compras do BCE – O Banco Central Europeu divulga os dados semanais sobre o programa de compra de activos.

OCDE publica previsões económicas – A OCDE divulga o relatório de previsões económicas

INE divulga indicadores económicos – O Instituto Nacional de Estatística publica os dados da balança comercial e o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria. Ambos os indicadores são relativos a Setembro. A Alemanha também divulga o saldo da balança comercial.

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro petróleo China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio