Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e euro em alta com investidores à espera de dados económicos

As bolsas europeias estão a negociar em alta, numa altura em que os investidores aguardam pelos dados do PIB da Zona Euro. Já o petróleo está em queda, em Nova Iorque, depois de ter sido revelado que as importações chinesas afundaram mais de 14% em Agosto.

Reuters
08 de Setembro de 2015 às 08:34
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,67% para 5.063,90 pontos
Stoxx 600 ganha 0,67% para 357,20 pontos

Nikkei desvalorizou 2,43% para 17.427,08 pontos

Juros da dívida de Portugal a dez anos descem 0,6 pontos base para 2,575%

Euro sobe 0,09% para 1,1180 dólares

Petróleo em Londres sobe 1,36% para 48,28 dólares


Bolsas europeias em alta

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta terça-feira, 8 de Setembro, com os investidores a aguardarem a divulgação dos dados do PIB da Zona Euro. As bolsas asiáticas deslizaram mais de 2% depois de ter sido divulgado que o PIB do Japão contraiu 1,2% no segundo trimestre e que as exportações da China caíram 6,1% em Agosto, ao passo que as importações afundaram 14,3%.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,67% para 357,20 pontos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 sobe 0,67% para 5.063,90 pontos, impulsionado sobretudo pela Jerónimo Martins e pela EDP. A retalhista avança 0,76% para 11,97 euros enquanto a eléctrica soma 1,31% para 3,098 euros.

Juros da dívida na Europa sem tendência definida

Os juros da dívida na Europa negoceiam sem uma tendência definida esta terça-feira, dividindo-se entre descidas e subidas ligeiras. Em Portugal, a ‘yield’ associada à dívida a dez anos desce 0,6 pontos para 2,575%, enquanto na Alemanha, os juros das obrigações a dez anos sobem 0,6 pontos para 0,681%.

Euro sobe pela terceira sessão

A moeda única europeia está a valorizar pela terceira sessão consecutiva face ao dólar, numa altura em que os investidores estão a analisar os dados económicos não só nos Estados Unidos mas também na China, para perceberem que impacto poderão ter na decisão da Fed de subir ou não os juros este mês.

Esta terça-feira, foi divulgado que as exportações da China caíram 6,1% em Agosto, depois da descida de 8,9% registada no mês anterior. Já as importações desceram 14,3% em termos homólogos, contribuindo para os receios em torno do crescimento da segunda maior economia do mundo.

O euro sobe 0,09% para 1,1180 dólares.

Crude em Nova Iorque abaixo dos 45 dólares

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desvaloriza 2,78% para 44,77 dólares, depois de ter sido revelado, esta terça-feira, que as importações chinesas de petróleo caíram 13,4% para 26,59 milhões de toneladas métricas em Agosto. É o equivalente a 6,29 milhões de barris por dia, o valor mais baixo dos últimos três meses.

Já o Brent, transaccionado em Londres, sobe 1,36% para 48,28 dólares.

Ouro próximo de mínimos de três semanas

O metal precioso está a negociar em alta ligeira, mantendo-se próximo do valor mais baixo das últimas três semanas, numa altura em que os investidores estão atentos aos dados económicos para obterem pistas sobre a altura em que a Fed deverá subir os juros nos Estados Unidos. A próxima reunião de política monetária está agendada para a próxima semana.

O ouro sobe 0,06% para 1.120,05 dólares enquanto a prata desce 0,15% para 14,4860 dólares.  


Destaques do dia
 

Venda do BESI melhora rácios do Novo Banco. Mais um activo perdeu Espírito Santo do nome. Nove meses depois do anúncio, BESI passou para a Haitong. Apesar de representar uma menos-valia, a alienação vai permitir ao Novo Banco melhorar os rácios.

Queda na bolsa chinesa acabou? Analistas duvidam. O esforço das autoridades chinesas para travarem a queda das acções tem sido infrutífero. Analistas antecipam novas medidas e prevêem que o clima de incerteza continue a dominar a negociação nos mercados.

Crise na bolsa arrasta lucros da banca chinesa, diz Moody's. A quebra das receitas de negociação deverá afectar negativamente os resultados dos bancos chineses no segundo semestre de 2015, antecipa a Moody's.

BCE tem na mira mais seis mil milhões de dívida nacional. Mario Draghi anunciou novos limites às compras de activos. Aumentou os activos elegíveis para o programa, numa decisão que não tem qualquer impacto material, dizem os analistas. No entanto, novas alterações ao programa podem estar na calha.

Queda dos preços ameaça indústria de petróleo de xisto dos EUA. O colapso dos preços do petróleo está a ameaçar a sobrevivência das produtoras de petróleo de xisto norte-americanas com elevados níveis de endividamento. O défice de capital da indústria ascende aos 30 mil milhões de dólares.

O que vai acontecer hoje

Japão. PIB, no segundo trimestre. 

  1. China. Exportações, em Agosto; Importações, em Agosto.

Zona Euro. PIB, no segundo trimestre.

  1. Alemanha. Balança comercial, em Julho; Importações, em Julho; Exportações, em Julho.

Banco de Portugal. Estatísticas de Instituições Financeiras Monetárias, em Julho.

  1. INE. Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, em Julho. 

EUA. Crédito ao consumo, em Julho. 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados Portugal Londres Zona Euro Japão China Europa Nova Iorque Texas Estados Unidos Estados Unidos Fed economia negócios e finanças mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio