Notícia
Turquia duplica importações de petróleo russo
Ancara tem vindo a importar, desde o início do ano, uma média de 200 mil barris de petróleo por dia, um acentuado aumento face aos 98 mil barris por dia contabilizados em termos homólogos.
A Turquia duplicou as importações de petróleo russo, preenchendo assim a lacuna deixada pela União Europeia (UE), revelam os dados da Refinitiv divulgados esta segunda-feira pela Reuters.
Em média, Ancara tem importado desde o início do ano 200 mil barris de petróleo por dia. O montante aponta para uma quase duplicação das importações face aos 98 mil barris por dia contabilizados em termos homólogos.
Ao contrário dos EUA e da União Europeia (UE), e apesar de fazer parte da NATO, a Turquia recusou-se a aplicar sanções contra Moscovo. Este mês, Vladimir Putin e Recep Erdogan concordaram em reforçar os laços comerciais.
A par da Turquia, também o Azerbaijão aumentou o volume de compras de ouro negro vindo da Sibéria e dos Montes Urais, tendo por outro lado reduzido as importações do petróleo proveniente do Iraque, da África Ocidental e do Mar do Norte.
Segundo o relatório da Agência Internacional de Energia, publicado em meados deste mês, o consumo global de petróleo deve subir para 2,1 milhões barris por dia este ano, um aumento de 300 mil barris face à previsão anterior.