Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo valoriza à boleia da indústria na China

A atividade industrial da China expandiu-se pelo terceiro mês consecutivo em dezembro, o que sinaliza que os estímulos no país poderão estar a ter impacto na atividade.

Charlie Riedel/AP
31 de Dezembro de 2024 às 10:05
  • ...

Os preços do petróleo seguem a valorizar esta terça-feira, após terem sido conhecidos novos dados que mostram que a atividade industrial da China expandiu em dezembro.

O Brent negociado em Londres, que serve de referência para a Europa, sobe 0,5%, para 74,36 dólares por barril. Já o norte-americano West Texas Intermediate (WTI) ganha 0,58%, para 71,40 dólares por barril. Ainda assim, ambos estão prestes a fechar o ano em terreno negativo.
A atividade industrial da China expandiu-se pelo terceiro mês consecutivo em dezembro, mas a um ritmo mais lento, revelou um inquérito oficial às fábricas na terça-feira, sugerindo que uma vaga de novos estímulos está a ajudar a apoiar a segunda maior economia do mundo.
As perspectivas de uma procura mais fraca na China levaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Agência Internacional de Energia (AIE) a reduzir as suas expectativas de procura de petróleo para 2025.
A OPEP e os seus aliados adiaram o seu plano para começar a aumentar a produção até abril de 2025, num contexto de queda dos preços. A AIE prevê que a oferta mundial de petróleo exceda a procura em 2025, mesmo que os cortes da OPEP+ se mantenham, uma vez que o aumento da produção dos Estados Unidos e de outros produtores externos ultrapassa a procura.
Embora as fracas perspectivas da procura a longo prazo tenham pesado sobre os preços, estes estarão a encontrar apoio a curto prazo na diminuição dos "stocks" de petróleo bruto dos EUA, que terão caído cerca de 3 milhões de barris na semana passada.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio