Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP+ vai manter cortes até meados do ano

O cartel e seus aliados deverão decidir pela manutenção de uma oferta mais apertada de petróleo para travar a queda dos preços da matéria-prima.

Na fase inicial do conflito Israel-Hamas, as cotações do crude reagiram em alta. Mas depois estabilizaram e até acabaram por cair. Ainda assim, o perigo mantém-se.
Fabian Bimmer/Reuters
03 de Março de 2024 às 14:25
  • ...

A OPEP+ deverá prolongar os cortes no fornecimento de petróleo até meados do ano, numa tentativa de evitar um aumento da oferta, evitando a queda de preços.

As restrições - que, na prática, totalizam cerca de 2 milhões de barris por dia - manter-se-ão em vigor até ao final de junho, de acordo com delegados da organização, citados pela Bloomberg, que pediram para não serem identificados uma vez que a informação não é pública. A Arábia Saudita, líder do grupo, é responsável por metade da redução prometida.

Os analistas já esperavam a prorrogação do corte por mais tempo, considerando uma decisão necessária para compensar o menor no consumo mundial de combustível e o aumento da produção de vários rivais da OPEP+, nomeadamente os EUA.

Este ano, os preços do petróleo mantiveram-se próximos dos 80 dólares por barril, apesar das perturbações causadas pelos conflitos no Médio Oriente.

Recorde-se que a OPEP+ tem atualmente em vigor um corte global da oferta de 2,2 milhões de barris por dia. Este volume de redução foi definido em agosto de 2022 e renovado para o conjunto de 2023, tendo agora sido reiterado até junho deste ano. Além disso, tem sido continuamente confirmada, desde há um ano, uma redução suplementar: um milhão de barris por dia por parte da Arábia Saudita e 500 mil barris diários à conta da Rússia. Assim, com o corte adicional de 1,5 milhões de barris diários que está em vigor devido às reduções unilaterais de Riade e Moscovo, a retirada total de crude do mercado estava atualmente nos 3,7 milhões.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio