Notícia
A sua semana dia-a-dia: Reunião do G7 e dados económicos agitam semana
A semana começa com a conferência anual da Apple, evento onde a gigante americana deverá apresentar novidades. A reunião do G7 e a divulgação de dados económicos também vão centrar atenções.
A Apple realiza esta segunda-feira a sua conferência anual. O evento é aguardado com grande expectativa pelos investidores, uma vez que é habitual a gigante tecnológica aproveitar para apresentar novidades, como um novo iPhone ou um novo iPad. Este ano é esperado que a companhia liderada por Tim Cook anuncie uma nova versão do sistema operativo móvel, o iOS, bem como novas versões do iPhone.
Segunda-feira Confiança dos investidores no euro
A confiança dos investidores deverá ter registado uma ligeira descida, em Junho. A instabilidade política em Itália e em Espanha deverão justificar a quebra do indicador, após dias de grande incerteza e volatilidade nos mercados.
Terça-feira Accionistas da Tesla votam mudanças na gestão
A Tesla realiza a sua Assembleia-Geral anual. E os accionistas poderão forçar mudanças no conselho de administração da empresa. Outra alteração em cima da mesa poderá ser a separação do cargo de "chairman" e CEO, posições actualmente ocupadas por Elon Musk. A concretizarem-se, estas alterações surgem depois de Musk ter acelerado uma correcção das acções da empresa, após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, ao fugir às perguntas dos analistas.
Esta quarta-feira serão divulgados os números relativos à balança comercial nos EUA, em Abril. Segundo as previsões da agência Bloomberg, o saldo negativo da balança comercial do país deverá ter aumentado face ao mês anterior, ascendendo a 51,3 mil milhões de dólares. O desequilíbrio entre as exportações e as importações é, aliás, um dos motivos para o presidente dos EUA estar a apostar em medidas mais proteccionistas. Donald Trump quer reduzir as importações.
A economia europeia deverá ter crescido 2,5% no primeiro trimestre de 2018, face ao período homólogo, de acordo com as previsões dos economistas consultados pela agência Bloomberg. Estes números confirmam a tendência de crescimento do PIB da Zona Euro.
Donald Trump anunciou na semana passada que vai avançar com a implementação de tarifas sobre as importações de alumínio e aço. Medidas proteccionistas que estão a suscitar reacções por parte das várias potências mundiais. Devido à relevância do tema, é expectável que as tarifas sejam o tema forte do encontro do G7, no final da semana, no Quebec.
Sexta-feira Produção industrial alemã abranda em Abril
A Alemanha é principal locomotiva do crescimento europeu, mas a produção industrial germânica deverá ter registado uma desaceleração em Abril. Segundo a Bloomberg, a produção industrial cresceu 0,4% em Abril, o que compara com uma subida de 1% um mês antes. No mesmo dia será conhecida a evolução do mesmo indicador em França.