Notícia
A sua semana dia-a-dia: Os números do desemprego nos EUA e na Zona Euro
A semana será marcada pela divulgação de indicadores económicos nos dois lados do Atlântico, com a taxa de desemprego a liderar as atenções. Em Portugal, são conhecidas as contas da Mota-Engil.
Esta é mais uma semana mais curta nos mercados accionistas. As principais praças europeias estão encerradas esta segunda-feira, devido às comemorações da Páscoa. Devido à ausência de muitos investidores, esta deverá ser mais uma semana marcada pela fraca liquidez.
Terça-feira Índice da Markit para a indústria na Zona Euro
Depois da pausa de quatro dias para as festividades da Páscoa, serão conhecidos alguns indicadores económicos. Na Zona Euro, é revelada a evolução do índice da Markit para a indústria, em Março. Segundo as previsões da Bloomberg, o indicador deverá ter estabilizado nos 56,6 pontos, no último mês.
Terça-feira INE divulga estimativas mensais do emprego
Um dia antes de ser divulgada pelo Eurostat a taxa de desemprego na Zona Euro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) reporta as estimativas mensais de emprego e de desemprego, relativas a Fevereiro. Nos países do euro, a taxa de desemprego deverá ter-se situado em 8,5% no segundo mês do ano, abaixo dos 8,6% registados em Janeiro.
Quarta-feira Inflação na Zona Euro em Março
O gabinete de estatísticas europeu divulga, esta quarta-feira, a evolução do índice de preços no consumidor, em Março. Segundo as estimativas da Bloomberg, a inflação deverá ter subido para 1,1%, acima dos 1% registados um mês antes. O índice de preços continua longe da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE), dando margem à entidade para gerir a sua política de estímulos monetários sem pressões inflacionistas.
Quinta-feira Monsanto apresenta resultados do segundo trimestre
A semana será ainda marcada pela divulgação de resultados. A Monsanto, em processo de fusão com a Bayer, apresenta as contas relativas ao segundo trimestre. A Comissão Europeia aprovou recentemente a compra da companhia pela Bayer, esperando-se agora uma decisão da Rússia sobre a fusão.
A agência de notação financeira Standard & Poor's, que na semana passada melhorou a avaliação de Espanha, tem agendada uma possível acção de "rating" para a dívida francesa.
A Mota-Engil anuncia esta sexta-feira os resultados relativos ao exercício de 2017. O CaixaBI prevê que a construtora tenha fechado o ano com um prejuízo de 6,8 milhões de euros. Este número compara com o lucro de 44,2 milhões de euros registados um ano antes. A forte quebra dos resultados é justificada pelo facto de em 2016 se terem registado ganhos extraordinários e que já não ocorreram em 2017.
A taxa de desemprego nos EUA deverá ter descido em Março. Segundo a Bloomberg, o desemprego baixou para 4%, no mês passado, acima dos 4,1% fixados em Fevereiro.