Notícia
A Sua Semana Dia a Dia: Minutas da Fed e Juncker em Lisboa
A primeira semana do ano será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos importantes e pelas minutas da Fed, num período em que o presidente da Comissão Europeia participa num evento em Lisboa.
A primeira semana do ano será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos dos dois lados do Atlântico. Esta terça-feira, 3 de Janeiro, será conhecido o Índice PMI para a indústria da Markit, relativo a Dezembro, nos EUA. Durante a semana serão ainda reportados novos dados relativos aos serviços. A expectativa é que os indicadores continuem a revelar melhorias na economia dos EUA.
Quarta-feira Inflação deverá registar uma subida em Dezembro
O gabinete de estatísticas europeu deverá divulgar esta quarta-feira uma melhoria da inflação no último mês de 2016. De acordo com as previsões dos especialistas do Commerzbank, o índice de preços no consumidor na Zona Euro deverá subir de 0,6%, em Novembro, para 1,1%, em Dezembro. Um aumento justificado pelo banco de investimento com a subida dos preços da energia no mesmo período.
Quarta-feira Minutas da Fed dão guião para futuras subidas de juros
A Reserva Federal dos EUA divulga esta semana as minutas relativas à reunião de Dezembro. Depois de ter subido os juros pela primeira e única vez em 2016 e ter assinalado mais três subidas em 2017, a instituição liderada por Janet Yellen deverá deixar novas indicações sobre as próximas mexidas nos juros, este ano. As minutas deverão reforçar a intenção de acelerar o ritmo de normalização das taxas de juro, à medida que aumentam as pressões inflacionistas no país e a economia continua a acelerar.
Quinta-feira Juncker encontra-se com António Costa em Lisboa
A primeira semana do ano ficará marcada por um encontro entre o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro português, António Costa. Juncker irá participar no seminário diplomático organizado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo que a última deslocação do responsável a Lisboa teve lugar em Março passado, por ocasião da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Além da taxa de inflação na Europa, serão ainda conhecidos dados relativos à evolução do emprego, mas nos EUA. Um dia depois de ser conhecido o relatório da ADP para o emprego, relativo a Dezembro, com novas informações sobre a criação de novos postos de trabalho e das horas trabalhadas, é divulgada a taxa de desemprego no final desse mês. As estimativas da Bloomberg antecipam que a taxa se tenha fixado em 4,7%.
Sexta-feira Membros do BCE e da Fed deixam pistas sobre juros
Com o novo ano regressam as presenças de membros da Fed e do BCE em vários eventos. E, tal como já é habitual, as suas declarações serão seguidas de perto pelos investidores, que procuram novas pistas sobre futuras decisões de política monetária nos EUA e na Zona Euro. Yves Mersch, um dos membros da autoridade monetária europeia, discursa em Paris, depois de o BCE ter estendido no último mês o seu plano de compra de activos. Já nos EUA, Jeffrey Lacker e Charles Evans discursam em eventos distintos, podendo indicar quando poderá ocorrer a próxima subida de juros.