Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

9 aplicações indispensáveis para as férias

Rentabilizar o investimento num "smartphone" é conseguir fazer do equipamento uma arma para todo o cenário, férias incluídas. Para que não seja apanhado desprevenido, deixamos nove sugestões de aplicações para ter sempre à mão de semear.

11 de Agosto de 2011 às 08:48
  • 3
  • ...
No ano passado foram comercializados em todo o mundo 302 milhões de telemóveis inteligentes, de acordo com dados de um estudo recente da Juniper Research, a mesma empresa de estudos de mercados que aponta vendas de mil milhões para este tipo de equipamentos daqui a cinco anos, em 2016.

Mesmo que as previsões não batam certas - como tantas vezes se verifica - não restam dúvidas que os telefones inteligentes mudaram o rumo do sector móvel, tal como os "tablets" mudaram o mundo dos PC ao ponto de, uma e outra tendência, puxarem hoje pelas vendas nos respectivos segmentos.

O mesmo estudo internacional defende que um dos principais terreiros de batalha para os fabricantes destes suportes móveis será o preço. Espera-se que baixe agressivamente, numa luta que vai querer conquistar clientes com menos orçamento disponível, nos ditos mercados maduros, e potenciais clientes com baixo poder de compra, nos mercados emergentes.

Mas por agora, ter um "smartphone" implica um investimento mínimo de 100 a 150 euros. Já um "tablet" não custa menos de 300 euros, para quem procura um mínimo de fiabilidade.

Convém por isso rentabilizar e assegurar que dele se tira todo o proveito possível. No trabalho ou em férias, explorar o potencial do "gadget" portátil pode ajudar a poupar tempo e dinheiro.

A pensar nisso, e com as férias em marcha para muitos milhares de portugueses, vale a pena preparar uma caixa de primeiros socorros, com aplicações que possam responder a qualquer imprevisto. Seja editar uma foto, libertar memória no telemóvel, tirar umas notas, encontrar um restaurante, um programa cultural ou um "hotspot" gratuito.

A oferta mais diversificada de aplicações vai encontrá-la quem tiver um dispositivo Android ou iOS, o sistema operativo usado no iPhone e no iPad. Somadas, as lojas de aplicações das duas plataformas têm quase um milhão de conteúdos prontos a descarregar, entre ofertas pagas e gratuitas.

Com menos expressão concorrem no mesmo campeonato a RIM, que mantém a App World, loja oficial de aplicações dos BlackBerry ou a Microsoft, com o seu Marketplace - que oficialmente ainda não está disponível para Portugal. A Nokia também vai a jogo.

A parceria com a Microsoft juntou os destinos das duas empresas nos "smartphones", mas os resultados só surgirão a partir do final do ano. Até agora a plataforma de "software" dominante na oferta da marca continua a ser Symbian e todas as aplicações para o sistema operativo que espalhou a semente dos "smartphones" e se deixou ultrapassar por estreantes no sector, vindos do mundo da Internet (a Google, que promove o Android) e a da Informática (a Apple) está na Ovi Store.

Viajámos pelas propostas que compõem cada loja, reparámos na popularidade que têm conseguido junto do seu público-alvo e nos prémios que têm conquistado. Destacamos nove que vale a pena levar de férias ou, pelo menos, conhecer. A maioria é gratuita.






Construa um "kit" de aplicações de sobrevivência para as férias

As lojas de aplicações do seu "smartphone" ou "tablet" estão recheadas de ferramentas que podem ajudar a poupar tempo e dinheiro. O mais difícil é fazer uma selecção. Conheça algumas escolhas.






Ficheiros omnipresentes


A ideia na base do serviço é dar liberdade de movimentos ao utilizador, que pode querer guardar ou aceder a determinado ficheiro num dispositivo e logo a seguir precisar dele noutro. Vídeos, fotos ou documentos gravados no telemóvel e guardados no Dropbox ficam disponíveis a partir de qualquer equipamento com ligação à Internet, tal como no site da marca. Partilhar documentos com terceiros e nas redes sociais também pode ser feito mesmo a partir do serviço, que este ano venceu um Webby Award, os mais relevantes prémios da Internet.


Nome
Dropbox
Lojas AppStore (iPhone e iPad), Android Market e App World (BlackBerry)
Preço Gratuito











Faça chuva ou faça sol


Não há razões para ser apanhado de surpresa com as temperaturas e condições climatéricas. No universo das aplicações gratuitas são várias as que levam informação meteorológica para o telemóvel.

A proposta da AccuWeather é provavelmente uma das mais disseminadas e uma das mais bem-sucedidas. Está disponível para várias plataformas e leva para o mundo móvel a boa cobertura geográfica que o serviço "web" já disponibilizava. Tira partido da tecnologia GPS e dos mapas interactivos do Google (nas versões móveis mais recentes). Às temperaturas do dia e dos dias seguintes junta informação específica para actividades outdoor, notícias e várias opções de visualização gráfica da informação que há para mostrar. Tudo actualizado de hora a hora.


Nome Accuweather
Lojas App Store; Android Market, App World, Ovi Store
Preço Gratuito








Bloco de notas sem caneta


Disponível em português, o Evernote é uma espécie de pau para toda a obra. Pode ser útil em trabalho, numa reunião ou numa conferência, mas também pode ser o suporte para preparar uma viagem, juntar ligações, imagens ou moradas. Pode ser ainda a ferramenta escolhida para fazer um catálogo dos vinhos, a partir de imagens de rótulos fotografados, já que suporta vários formatos, entre texto e imagem. É fácil de usar e por ter versões para a generalidade dos dispositivos do mercado garante que uma pesquisa no iPhone vai em busca de resultados nas notas que tomou em qualquer outro "gadget" onde use o programa. Procura palavras em texto e imagem. Cada nota apontada no Evernote pode ter um máximo de 25 MB e por mês pode carregar um máximo de 60 MB, que se renovam no mês seguinte.


Nome
Evernote
Lojas App Store, Android Market App World, Windows Marketplace; Ovi Store; Palm
Preço Gratuito ou premium, com um limite mensal de upload mais generoso e suporte a mais tipos de ficheiros










Música para os ouvidos


Boa música é, definitivamente, um ingrediente importante para umas férias em pleno. Os serviços e aplicações desta área que podem chegar ao seu "smartphone" ou "tablet" são variados. Uns mais completos que outros. A Tune In Radio lista mais de 50 mil rádios entre estações AM/FM e rádios exclusivamente "on-line". Um dos aspetos interessantes que a caracteriza é o facto de também listar rádios locais, incluindo portuguesas. Junta-se a recomendação para programas e estações, com base nos gostos do utilizador e informação detalhada sobre cada rádio.


Nome TuneIn Radio
Lojas App Store, Android Market; Windows Marketplace; Samsung Bada; App World, Palm.
Preço Depende da versão e do suporte. Há uma versão gratuita













Correr sem parar

Controlar a distância percorrida numa corrida, o tempo despendido a percorrê-la, a velocidade média, as calorias gastas ou a frequência cardíaca registada no percurso, são indicadores que o Runkepper monitoriza. Esta aplicação para o acompanhar na prática de exercício físico usa o sinal GPS que chega ao smartphone para funcionar pelo que também consegue posicioná-lo num mapa ou ajudá-lo num percurso. O Runkepper disponibiliza ainda faixas áudio com instruções de treino e é uma alternativa interessante ao popular Nike+.


Nome
Runkepper
Lojas App Store, Android Market, Windows Phone 7
Preço Gratuito












WiFi à borla

O Free WiFi Portugal é um projecto nacional que, como o nome indica, tem como objectivo criar um directório de moradas para hotspots de utilização gratuita. Quem descarrega a aplicação é um consumidor activo dessa informação mas pode também ser uma fonte, usando a app para notificar os responsáveis do projecto de novos "spots".

O serviço conta com mais de 1.200 locais com ligação gratuita à Internet registados, todos manualmente validados, asseguram os promotores.

Nome Free WiFi Portugal
Lojas App Store (iPhone e iPad), Android
Preço 0,79 €












Ao sabor de um bom conselho


Se costuma partir à descoberta do país - das paisagens e da gastronomia - de bloco em punho com as anotações que recolheu na Internet, vai saber-lhe bem registar o nome de algumas aplicações nacionais que podem ajudar nesta tarefa e dar uma mãozinha a quem anda à descoberta mas precisa de algum contexto. O Ondir é uma entre várias opções, bem cotada na loja da Apple. Na base de dados lista mais de 12 mil locais de interesse, pesquisáveis por tipologia, localização (pode organiza-los por proximidade) ou sugestões, que serão apresentadas tendo em conta o perfil do utilizador. Junta-lhe informação sobre eventos, em forma de notícias.


Nome Ondir
Loja AppStore (iPhone e iPad)
Preço Gratuita
Mais sugestões Vamos Sair (iPhone e Android); Lá Fora, Guia Portugal (A Vida é Bela). Para restaurantes: Appetite (iPhone e Android)












Fotos profissionais, ou quase

As câmaras dos "smartphones" fazem muitas vezes destes dispositivos uma boa alternativa à máquina fotográfica e na maior parte dos casos as opções básicas de edição de imagem até lá estão também. Mas, se precisar de um trabalho mais elaborado, deve saber que os programas profissionais têm encolhido com os ecrãs e muitos já "cabem" nas exigências de um display mais pequeno, de um equipamento com menor espaço de memória, mas que continua a exigir muita qualidade de imagem. A versão Express do Photoshop é um exemplo. Permite corrigir fotos, criar efeitos e colocar filtros ou juntar molduras a uma imagem.


Nome Photoshop Express
Loja AppStore e Android Market
Preço Gratuito











No rasto das notícias


Com uma edição específica para o "tablet" da Apple desde Janeiro - autónoma das restantes edições -, uma aplicação renovada para o iPhone desde meados de Julho e uma app acabada de lançar para Android, o Jornal de Negócios também pode seguir consigo de férias. Na versão portátil, o diário assegura notícias de economia, empresas ou mercados e também dá acesso às opiniões e especiais. Há, também, uma área de mercados para acompanhar as cotações na bolsa portuguesa, assim como noutras praças. A imprensa local e internacional segue a mesma tendência e não será difícil encontrar ferramentas para se manter actualizado longe do PC.


Nome
Jornal de Negócios
Loja App Store (iPhone e iPad) ; Android Market; Ovi Store
Preço Gratuita
Mais sugestões Banca Sapo (capas da imprensa); TVI 24 Notícias; Público; Jornal de Notícias, CNN, Bloomberg




Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio