Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos perdem 115 milhões de euros em Outubro

Os fundos de investimento perderam quase 115 milhões de euros, em Outubro. Com este valor, elevam para 536,6 milhões de euros o valor das subscrições líquidas negativas, desde o início do ano.

Bloomberg
17 de Novembro de 2015 às 15:29
  • ...

O saldo entre subscrições e resgates nos fundos de investimento foi novamente negativo, em Outubro, revela o relatório mensal da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP). Ascendeu a 114,8 milhões de euros. Com este montante, o total de subscrições líquidas negativas, no acumulado do ano, ascendeu a 536,6 milhões de euros.


Os fundos com protecção de capital foram a categoria de onde saiu mais dinheiro, no mês passado: 239 milhões de euros. Seguiram-se as categorias de fundos de obrigações de taxa indexada euro e os fundos multi-activos defensivos, que obtiveram subscrições líquidas negativas de 20,2 milhões de euros e 17,2 milhões de euros, respectivamente.


Pelo contrário, os fundos de mercado monetário euro foram a categoria em que os aforradores aplicaram mais dinheiro: 59,5 milhões de euros. A completar o "pódio" dos fundos preferidos dos investidores nacionais estiveram os produtos de investimento alternativo monetário curto prazo (52,3 milhões de euros) e os fundos PPR (18,6 milhões de euros).


Por sociedade gestora, a Caixagest continua a ter a maior quota de mercado (36,6%), com 4.149,1 milhões de euros de activos sob gestão. Seguem-se a BPI Gestão de Activos (20,1%) e a Santander Asset Management (13,9%) que têm 2.283,2 milhões de euros e 1.573 milhões de euros sob gestão, respectivamente.


"Em 31 de Outubro de 2015, o valor dos activos geridos pelos fundos de investimento mobiliário ascendeu a 11.335,2 milhões de euros, o que traduz um aumento de 2,3% relativamente ao mês anterior", refere o comunicado da APFIPP. Desde o início do ano, regista-se uma queda nos montantes sob gestão de 2,1%.

Ver comentários
Saber mais fundos de investimento sociedades gestoras subscrições resgates APFIPP aforradores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio