Notícia
BPI Financeiras é o fundo de maior rentabilidade do BPI
O fundo BPI Financeiras, orientado para o investimento em acções de empresas do sector financeiro a nível mundial, atingiu uma rentabilidade de 26,1% ao longo dos últimos 12 meses até ao final de Setembro, a maior entre a família de fundos do BPI.
O BPI Financeiras investe em acções de bancos, seguradoras, corretoras e gestoras de activos, cotadas em Bolsas de países da Organização de Comércio e Desenvolvimento Económico (OCDE) e de mercados emergentes.
As empresas com sede nos Estados Unidos e Canadá lideram os investimentos deste fundo, com uma fatia de 42%, seguidas pelas companhias da Zona Euro, que são responsáveis por 26% do capital aplicado.
O volume da carteira ascende actualmente a 14,47 milhões de euros (2,9 milhões de contos), com os investimentos a recaírem principalmente sobre os sectores da banca de retalho (37%), seguradoras não-vida (16%), gestão de activos/seguros de vida (15%) e banca de investimento (11%).
Entre os principais títulos em carteira encontram-se a American International Group (AIG) (4%), Citigroup (3,8%), Household International (3,3%), Merril Lynch (3%) ou a Allianz (2,8%).
O fundo do BPI com maior volume de negócios é o BPI Global, que concentra títulos no valor de 944,7 milhões de euros (189,4 milhões de contos). Este fundo obteve uma rentabilidade de 11,5% ao longo dos últimos 12 meses, investindo em mercados nacionais e internacionais, numa perspectiva de diversificação do património.
Por João Mata