Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae perde duas vezes o valor da Sonae Capital

Os últimos dias não têm sido nada fáceis para o mercado português e, em especial, para as empresas do grupo de Belmiro Azevedo.

11 de Janeiro de 2008 às 00:25
  • ...

Os últimos dias não têm sido nada fáceis para o mercado português e, em especial, para as empresas do grupo de Belmiro Azevedo.

Sonae Indústria, Sonae SGPS, Sonaecom e a recente Sonae Capital estão a ser os títulos mais penalizados na queda dos mercados e não param de perder valor. Em 2008, a Sonae SGPS já desvalorizou duas vezes o valor da Sonae Capital. Descontando já os 0,26 euros com o destaque dos direitos da Sonae Capital, ao preço de fecho das acções em 2007, a Sonae SGPS perdeu 740 milhões de euros este ano.

Na sessão de ontem, os direitos da Sonae Capital terminaram a negociar nos 0,18 euros, o que avalia a "holding" em 360 milhões de euros, menos de metade dos 740 milhões de euros a que cinco casas de investimento avaliaram a companhia.

O período de grande volatilidade que está a afectar os mercados financeiros, a crise do sector imobiliário e os receios de recessão económica nos Estados Unidos são os factores que estão a penalizar os títulos do grupo Sonae. O maior desinteresse por títulos de pequena e média capitalização está também a contribuir para o mau desempenho das acções.

"As pequenas capitalizações estarão a ficar desinteressantes, os investidores estão numa fase de arranjar portfólios e olharão pouco para elas", adianta António Seladas, responsável pela área de "research" do Millennium bcp.

De acordo com os analistas, as "small caps" estão a ser preteridas face às grandes empresas, devido ao período de forte instabilidade que domina os mercados, que seguem na expectativa de divulgação de resultados nos Estados Unidos.

"Na próxima semana já temos um conjunto de números nos EUA que poderão trazer alguma confiança", salienta João Lampreia, analista do BIG, que refere que os títulos apenas poderão inverter a tendência negativa nos próximos dias, caso haja um sentimento positivo nas restantes praças.

Na sessão de ontem, as acções do grupo Sonae voltaram a destacar-se pela negativa, com a Sonae Indústria a registar um mínimo histórico nos 5,18 euros, ao tombar 7,33%, seguida pela casa-mãe, que caiu 5,59%. Por seu turno, a Sonaecom recuou 4,26% para 2,91 euros.

Sonae SGPS e Sonae Indústria são mesmo as que mais perderam em 2008 no PSI-20, com a Sonae Indústria a liderar as desvalorizações, recuando 22,11% em apenas sete dias. A Sonae SGPS acumula uma descida de 21,51%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio