Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Société Générale corta previsões para juros na Zona Euro

A Société Générale diz que o BCE vai aumentar apenas uma vez os juros em 2008, quando antes previa dois agravamentos no preço do dinheiro na Zona Euro. A subida do euro e o apertar do crédito na banca levam a casa gaulesa a traçar um cenário pessimista pa

30 de Novembro de 2007 às 13:46
  • ...

A Société Générale diz que o BCE vai aumentar apenas uma vez os juros em 2008, quando antes previa dois agravamentos no preço do dinheiro na Zona Euro. A subida do euro e o apertar do crédito na banca levam a casa gaulesa a traçar um cenário pessimista para os próximos trimestres.

James Nixon, um economista da Société Générale, diz que o Banco Central Europeu (BCE) deverá aumentar a taxa de juro de referência na Zona Euro de 4% para 4,25%.

Na anterior previsão, o banco estava a contar com mais duas subidas no preço do dinheiro, mas agora aguarda por um único aumento no segundo semestre de 2008.

Para estas previsões mais conservadoras da Société Générale contribuíram dois factores: a subida do euro para máximos históricos e a crise financeira, que está a levar os bancos a apertarem as condições de acesso ao crédito.

Estes dois revezes, segundo Nixon, vão afectar sobretudo as empresas exportadoras (que recebem parte da facturação num dólar cada vez mais fraco).

A capacidade de investimento das empresas da região também deverá a baixar, devido ao acesso mais dificultado ao crédito, diz a casa num estudo citado pela agência Bloomberg.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio