Notícia
Queda da PT e subida da banca deixam bolsa pouco alterada
A bolsa nacional negociava pouco alterada, com as subidas verificadas nos títulos de banca a serem mais do que compensadas pelas quedas do Grupo PT e da EDP. O PSI-20 descia 0,07%, numa altura em que as praças europeias somavam ganhos.
A bolsa nacional negociava pouco alterada, com as subidas verificadas nos títulos de banca a serem mais do que compensadas pelas quedas do Grupo PT e da EDP. O PSI-20 descia 0,07%, numa altura em que as praças europeias somavam ganhos.
O principal índice [psi20] negociava nos 7.496,13 pontos, com seis acções em queda, seis a subir e oito inalteradas.
As bolsas europeias valorizavam impulsionadas pelas tecnológicas e pelas fabricantes de produtos alimentares e bebidas com o aumento da especulação em torno de aquisições no sector.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] cedia 0,50% para os 7,94 euros, a aliviar dos ganhos superiores a 1% acumulados ontem. A PT Multimédia perdia 0,47% para os 8,43 euros, depois da TMN e da Vodafone terem perdido a providência cautelar que pedia o impedimento por parte da Anacom da reemissão da licença à Radiomóvel. Os operadores admitem que a Radiomóvel pode infligir perdas de 600 milhões de euros.
A Energias de Portugal (EDP) [edp] depreciava 0,48% para os 2,08 euros, um dia depois do Governo ter apresentado o concurso para a produção de 1.700 megawatts de energia eólica.
Segundo o plano, o concurso vai gerar 900 milhões de euros em investimentos e 1.600 postos de trabalho directos. Um dos objectivos do Governo é fomentar a produção para mercados externos ou para exportação que deverá representar 60% da produção total.
A EDP passou a integrar a lista das acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento, que continua a ser liderada pela Altri com um potencial de valorização de 78% para um preço-alvo de 2,10 euros. A Altri [altr] seguia inalterada nos 1,19 euros.
O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] inverteu a tendência desta manhã e ganhava 0,47% para os 2,12 euros. O banco liderado por Paulo Teixeira Pinto apresenta hoje após o fecho da sessão os resultados do primeiro semestre, com os analistas contactados pelo Jornal de Negócios a preverem um crescimento de 5% para os 312 milhões de euros.
O Banco BPI [bpin] subia 0,32% para os 3,18 euros, enquanto o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] perdia 0,16% para os 12,73 euros.
As empresas de «media» em Portugal terão tido trimestre difícil no período terminado em Junho passado, já que o segundo trimestre de 2004 foi o mais forte do ano, devido ao Euro2004, «Rock in Rio» e às eleições europeias, que se traduziram numa receita adicional de um milhão de euros por cada operador televisivo em sinal aberto, considera o Millennium bcp investimento.
A Media Capital [mcp] caía 0,75% para os 6,65 euros, a Cofina [cofi] recuava 0,72% para os 2,75 euros e a Impresa [ipr] seguia inalterada nos 4,83 euros.
A Brisa [brisa] cotava nos 6,31 euros, sem registar variação. A empresa «está atenta ao processo» de privatização das concessionárias francesas de auto-estradas, ontem anunciada por Thierry Breton, ministro gaulês das Finanças, referiu a concessionária.
Apesar de ressalvar que «não há mais nada de concreto a acrescentar», a concessionária do Grupo José de Mello reconhece a relevância estratégica deste pacote de privatizações, avaliado em cerca de 9,8 mil milhões de euros e que está a agitar o sector na Europa.