Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT e BCP levam PSI-20 a contrariar ganhos da Europa

A Euronext Lisbon seguia a desvalorizar, numa Europa com tendência ascendente e impulsionada pela indústria farmacêutica. A PT e o BCP comandam as contribuições negativas para o crescimento do índice, que depreciava 0,25%, com a Sonae SGPS a recuperar de

23 de Julho de 2004 às 11:23
  • ...

A Euronext Lisbon seguia a desvalorizar, numa Europa com tendência ascendente e impulsionada pela indústria farmacêutica. A PT e o BCP comandam as contribuições negativas para o crescimento do índice, que depreciava 0,25%, com a Sonae SGPS a recuperar de um ciclo de 10 sessões em que só subiu uma vez.

O índice PSI-20 [psi20] marcava 7.209,67 pontos, com 12 acções a subir, cinco a descer e três inalteradas.

O crude pode valorizar para um novo máximo na próxima semana, segundo uma sondagem da Bloomberg a analistas. O possível aumento do preço do petróleo para valores recorde deve-se às preocupações dos investidores com a disputa entre o governo russo e a Yukos, a maior exportadora de petróleo da Rússia, que pode dar origem à interrupção de fornecimento.

O BCP marcava 1,76 euros, a depreciar 1,12%. O banco vendeu a Império/Bonança abaixo do preço de compra, noticiou o «Diário Económico». Em 2000 o banco pagou 375,37 milhões de euros pela seguradora, mas agora aceitou receber apenas 365 milhões. O Banco Comercial Português vai vender a ImpérioBonança, a Seguro Directo e mais duas sociedades de suporte operacional por menos 10 milhões de euros do que adquiriu apenas a Companhia de Seguros Império em 2000.

Na restante banca, o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] tornava-se uma acção mais volátil e avançava 0,45% para os 13,36 euros. O Banco BPI [bpin] cotava inalterado nos 3 euros.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] descia 0,7% para 8,52 euros com um volume de 590 mil acções negociadas. Os lucros da PT no primeiro semestre devem mais que duplicar face ao período homólogo, com a PT Comunicações e a TMN a apresentarem melhorias nas actividades durante a segunda metade deste período, segundo as estimativas do Credit Suisse, que tem uma recomendação de «neutral» e um preço-alvo de 9 euros para os títulos da operadora.

A Media Capital valorizava 0,73% para 4,13 euros. A empresa de media registou uma performance abaixo do sector no segundo trimestre de 2004, mas deverá recuperar na segunda metade do ano, segundo as previsões do Credit Suisse, que tem uma recomendação de «outperform» para as acções da empresa de Paes do Amaral, que publica as suas contas na próxima segunda-feira.

A Semapa [sema] seguia nos 3,76 euros, a cair 0,79%. A empresa de Pedro Queiroz Pereira já anunciou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portucel e agora em vias de a registar. A empresa, que venceu o concurso de privatização de 30% da Portucel, tem por objectivo atingir a maioria do capital da papeleira, e foi obrigada pela CMVM a lançar recentemente uma OPA Geral sobre o capital da empresa.

A Portucel [ptcl] marcava 1,54 euros, inalterada face fecho de ontem.

A Sonae [son], que detém uma fatia de 25% da Portucel e acordos com os banco CGD e BES, concedendo-lhes o direito de comprar essa mesma fatia, seguia nos 0,83 euros, a ganhar 1,22%. Por outro lado, os bancos têm uma opção de venda, que concede-lhes o direito de aliená-la à empresa de Queiroz Pereira. Foi esta opção que levou a CMVM a obrigar o lançamento da OPA, pois a Semapa passa a deter, por imputação, os votos inerentes ao activo subjacente.

A Electricidade de Portugal (EDP) [edp] desvalorizava 0,42% para 2,37 euros, com mais de 2,3 milhões de acções a trocarem de dono.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio