Notícia
“Private equity” juntam 65 mil milhões de euros no primeiro trimestre
Os 104 fundos de “private equity” que fecharam a entrada a novos investidores nos primeiros três meses do ano angariaram 88 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros), revela a agência “Private Equity Intelligence”.
Os 104 fundos de "private equity" que fecharam a entrada a novos investidores nos primeiros três meses do ano angariaram 88 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros), revela a agência "Private Equity Intelligence".
As previsões desta casa são de que o total dos cerca de mil fundos fechados até ao final do ano tenham conseguido juntar até 500 mil milhões de dólares. No ano passado, o valor conseguido foi de 451 mil milhões de dólares.
No entanto, o primeiro trimestre de 2007 revela já uma quebra de 18% face ao mesmo período do ano passado, onde foram captados 104 mil milhões de dólares. O pior trimestre de 2006 foi o último, onde se angariaram 100 mil milhões.
Segundo o comunicado desta agência, a América do Norte continua a ser a região mais activa, depois de ter angariado 55 mil milhões de dólares. Seguiu-se a Europa com 23 mil milhões. Os restantes fundos fechados a novo investimento no resto dop Globo angariaram um total de 10 mil milhões de dólares.
Os fundos destinados a comprar empresas já criadas – operações de "buyout" – são os que captaram mais capital, totalizando 44 mil milhões de dólares. O maior fundo levantado e encerrado no primeiro trimestre foi o Providence Equity Partners VI, no valor de 12 mil milhões de dólares. No entanto, o maior fundo no mercado continua a ser o da Goldman Sachs – GS Capital Partners VI – no valor de 19 mil milhões de dólares.
1 euro = 1,3604 dólares