Notícia
Presidente da SEC anuncia que vai deixar cargo quando Trump tomar posse
O atual presidente do regulador dos mercados financeiros norte-americano tem sido acusado pelos investidores em criptomoedas de ter uma abordagem repressiva ao setor. Donald Trump prometeu aliviar drasticamente as regulamentações sobre o setor da moeda digital.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC na sigla em inglês) anunciou que vai renunciar ao cargo no próximo ano, quando a administração de Donald Trump tomar posse. Gary Gensler, nomeado para liderar o regulador do mercado financeiro norte-americano em 2021, confirmou na rede social X que vai abandonar o cargo logo a 20 de janeiro no próximo ano.
"Agradeço ao Presidente [Joe] Biden por me confiar esta incrível responsabilidade. A SEC cumpriu a sua missão e aplicou a lei sem medo ou favores", comentou o chefe do regulador dos mercados financeiros norte-americano que tem sido acusado pelos investidores em criptomoedas de ter uma abordagem repressiva ao setor.
O Presidente eleito já prometeu aliviar drasticamente as regulamentações sobre o setor da moeda digital, certificando que faria dos Estados Unidos "a capital mundial da bitcoin e das criptomoedas". E logo na campanha eleitoral tinha prometido substituir Gary Gensler.
Aliá, como a Bloomberg noticiou recentemente, Donald Trump e a sua equipa estarão mesmo a ponderar criar um novo cargo na Casa Branca para a elaboração de políticas relacionadas com criptoativos. Caso se venha a confirmar, este será o primeiro cargo exclusivamente dedicado a criptoativos dentro da administração do país.
Com a saída de Gary Gensler, a SEC deverá ficar nas mãos de um presidente interino, que deve ser Mark Uyeda ou Hester Peirce, ambos republicanos.