Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da CMVM vai presidir comité da ESMA com responsabilidade sobre fundos de investimento

Gabriela Figueiredo Dias foi nomeada para presidir a um dos dez comités da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Janeiro de 2019 às 12:20
  • ...
Gabriela Figueiredo Dias, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi nomeada para presidir um dos dez comités da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA). A líder do regulador português vai passar a presidir ao comité que tem toda a responsabilidade sobre os fundos de investimento. 

"A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) nomeou hoje Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Conselho de Administração da CMVM, para presidir ao seu Comité sobre Gestão de Ativos (Investment Management Standing Committee)", revela o comunicado publicado pela CMVM.

Este é um dos 10 comités permanentes da ESMA que são compostos por especialistas das Autoridades Nacionais Competentes dos Estados-membros da União Europeia.

"O Comité sobre Gestão de Ativos debruça-se sobre questões relacionadas com a gestão de investimento coletivo, cobrindo a atividade dos fundos de investimento", explica a CMVM. A principal função deste comité é a elaboração de normas técnicas de execução e de regulamentação relativas às diretivas e regulamentos comunitários que digam respeito à indústria de fundos de investimento.

O mandato da presidente do regulador do mercado de capitais português é válido até 30 de outubro de 2020.

Esta nomeação reforça, assim, a presença internacional do regulador português. No ano passado, Gabriela Figueiredo Dias foi eleita para o órgão o executivo da ESMA, o Conselho de Gestão, enquanto João Sousa Gião, administrador da CMVM, lidera desde março de 2017 o Comité de Convergência de Supervisão da ESMA.


(Notícia atualizada às 12:41 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais ESMA CMVM fundos de investimento Gabriela Figueiredo Dias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio