Notícia
Preço do petróleo sobe com previsão de baixas temperaturas nos EUA
Os preços do petróleo aumentaram no mercado puxados pela valorização do preço de óleo para aquecimento. O preço de óleo para aquecimento subiu, com as previsões atmosféricas anunciarem uma diminuição das temperaturas no Estados Unidos.
As previsões de diminuição na temperatura em algumas regiões dos Estados Unidos fez aumentar a procura de óleo para aquecimento, levando o preço deste a subir 3,7% no Mercado de Nova Iorque.
«O aumento da procura de óleo para aquecimento vai dificultar a recuperação dos níveis das reservas de petróleo, podendo levar a quebras nos fornecimentos durante o Inverno», afirmaram operadores do mercado à agência Bloomberg.
No mercado de Nova Iorque, o preço do petróleo para entrega em Dezembro subia 0,87% para 33,53 dólares (39,1 euros ou 7.839 escudos).
Em Londres, o «brent» para entrega em Dezembro negociava nos 31,60 dólares (36,85 euros ou 7.388 escudos), a valorizar 0,89%, enquanto no mercado à vista o preço do petróleo aumentava 1,21% para os 31,88 dólares (37,17 euros ou 7.452 escudos).
As reservas norte-americanas de petróleo encontram-se 9,6% abaixo dos níveis registados no período homólogo de 1999, e perto dos valores mais baixos dos últimos quatro anos, apesar do aumento verificado nas importações.
A Agência Internacional de Energia prevê a possibilidade de quebras nos fornecimentos de combustíveis em 25 das nações industrializadas do hemisfério Norte, durante o próximo Inverno, noticiou hoje a agência Bloomberg.
Os ministros dos países membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverão reunir em Viena de Áustria, no próximo domingo. A OPEP que produz 38% do petróleo mundial, aumentou no passado dia 31 de Outubro a produção diária em 500 mil barris de petróleo, com o objectivo de baixar o preço do petróleo.
Entre os países membros somente a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos dispõem ainda de capacidade, que permita realizar novos aumentos na produção de petróleo.