Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo em mínimo de três semanas com carta do Irão a Bush

O preço do barril de petróleo mantinha a tendência de queda, cotando abaixo da barreira dos 69 dólares por barril em Nova Iorque e no valor mínimo das últimas três semanas, depois do presidente do Irão, o quarto maior produtor mundial da matéria-prima, te

08 de Maio de 2006 às 15:53
  • ...

O preço do barril de petróleo mantinha a tendência de queda, cotando abaixo da barreira dos 69 dólares por barril em Nova Iorque e no valor mínimo das últimas três semanas, depois do presidente do Irão, o quarto maior produtor mundial da matéria-prima, ter enviado uma carta a presidente dos EUA propondo novas formas para resolver o diferendo com a maior economia do mundo acerca do seu programa nuclear.

O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], transaccionado no mercado de Nova Iorque, desvalorizava 2,55% para os 68,40 dólares por barril. Também em queda estava o «brent» [co1], que serve de referência para as importações nacionais, afundando 2,16% para os 69,42 dólares.

A provocar a queda das cotações da matéria-prima para o valor mais baixo das últimas três semanas está a carta enviada pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ao homólogo norte-americano, George W. Bush, propondo «novas formas» de aliviar a tensão entre os dois países acerca da questão do programa nuclear do Irão.

«O mercado está concentrado na carta do presidente do Irão e na expectativa em relação a se alguma coisa se irá alterar», afirmou o analista Aaron Kildow da Prudential Financial, que acrescentou que não sabe «o que de bem a carta poderá fazer para aliviar a tensão, mas pelo menos há diálogo».

O envio da carta de Mahmoud Ahmadinejad a Bush surge um dia depois do ministro dos negócios estrangeiros do Irão, Hamid Asefi, ter afirmado que não aceitava negociar com os EUA porque estes estavam a aplicar a «política das ameaças» contra o Irão.

Segundo o porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros, o teor da carta de Ahmadinejad será revelado publicamente assim que o presidente norte-americano a receber.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio