Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

«Pesos pesados» pressionam bolsa nacional

A bolsa nacional desvalorizava pressionada pelos «pesos pesados». A Portugal Telecom, o Banco Comercial Português e a Energias de Portugal conduziam o PSI-20 a uma queda de 0,40%, numa sessão em que apenas duas acções subiam.

07 de Julho de 2006 às 11:05
  • ...

A bolsa nacional desvalorizava pressionada pelos «pesos pesados». A Portugal Telecom, o Banco Comercial Português e a Energias de Portugal conduziam o PSI-20 a uma queda de 0,40%, numa sessão em que apenas duas acções subiam.

O principal índice da bolsa nacional cotava nos 9.457 pontos com 15 acções em queda, três inalteradas e duas a ganhar, acompanhando a tendência negativa dos principais índices europeus, que estavam hoje receosos com a possibilidade de novos aumentos nos juros nos dois lados do Atlântico.

A Portugal Telecom [ptc] perdia 0,63% para os 9,49 euros enquanto a participada, PT Multimédia [ptm] deslizava 0,33% para os 8,94 euros. O BPI afirma que a possível saída da PT de Angola é «negativo» para a operadora, já que a participação de 25% da Unitel tem um peso de 3% na avaliação da empresa.

O Jornal de Negócios noticiou ontem que os sócios angolanos que controlam com a Portugal Telecom a operadora de telecomunicações Unitel não querem que a empresa portuguesa reforce a sua participação para os 50%, como foi acordado, preferindo mesmo que a operadora portuguesa venda os 25% que detêm actualmente.

A Energias de Portugal [edp] desvalorizava 0,34% para os 2,97 euros um dia depois de ter sido divulgado que os consórcios liderados pela EDP e Galp concorrentes ao concurso do Governo para a atribuição de 1500 MW de energia eólica obtiveram as melhores pontuações nesta primeira fase de selecção.

O Banco Comercial Português [bcp] escorregava 0,45% para os 2,23 euros, uma tendência extensível à restante banca com o Banco Espírito Santo [besnn] a perder 0,27% para os 10,88 euros e com o Banco BPI [bpin] a deslizar 0,51% para os 5,87 euros.

Do lado dos ganhos, de sublinhar as acções da Cimpor e da Impresa, que avançavam 0,39% para os 5,20 euros e 0,24% para os 4,17 euros, respectivamente.

Fora do PSI-20 as acções da Ibersol deslizavam 1,88% para os 7,85 euros no dia em que a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), supervisora da bolsa espanhola, autorizou a oferta pública de aquisição lançada pela portuguesa Ibersol sobre a Telepizza.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio