Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nomura: Acções da Galp incorporaram "transição estratégica" e pressão vendedora da ENI

O banco de investimento japonês aumentou a sua recomendação para a petrólifera portuguesa de "reduzir" para "neutral", por acreditar que as acções incorporam factores que pressionam o valor da cotada nos "últimos seis meses" .

13 de Abril de 2012 às 13:27
  • ...
O Nomura manteve o preço-alvo da Galp Energia inalterado nos 13,50 euros por acção, mas a recomendação subiu de "reduzir" para "neutral". A decisão reflecte o desempenho dos títulos no mercado durante os "últimos seis meses", explica a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Neste período, a Galp Energia teve um desempenho 25% abaixo das suas pares, o que fez com que ficasse numa situação "mais equilibrada" do ponto de visto da relação de "risco-recompensa".

Os analistas do Nomura dizem que a petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira se encontra num período de "transição estratégica" depois da venda de uma participação no pré-sal brasileiro aos chineses da Sinopec. Por outro lado, a intenção de venda da posição de 33,34% da ENI na cotada representa eventual pressão vendedora sobre as acções.

"No entanto, achamos que isto está amplamente incorporado nos preços actuais, ao mesmo tempo que existe a possibilidade de que se materialize uma intenção de compra da parte de algum accionista", seja este um dos actuais accionistas ou recém-chegado. Quem aparecer com intenções de compra poderá vir "disposto a pagar um prémio” pela posição da ENI na Galp

Os analistas relembram ainda que a ENI, operadora do projecto de exploração em Moçambique onde a Galp tem uma participação, pretende perfurar mais quatro poços durante os próximos meses. Assim, "o bloco deverá continuar a centrar as atenções nos próximos meses", diz a nota de análise do Nomura.

"Depois de alguns atrasos em Sines, o aumento do programa de refinação também deverá atingir a estabilidade produtiva no segundo trimestre, suportando a rendibilidade da refinação e distribuição até certo grau no actual ambiente."

Hoje, as acções da Galp Energia estão a depreciar 1,37% para 11,515 euros, o que lhes confere um potencial de valorização de 17,2%, o que justifica a recomendação "neutral".

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Ver comentários
Saber mais Galp Energia petróleo Nomura Brasil Moçambique acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio