Notícia
Nasdaq-Europe no final do ano 2000
A National Association of Securities Dealers (NASD), que detém o Nasdaq, o mercado accionista electrónico norte-americano, anunciou hoje que vai lançar na Europa, no quarto trimestre do ano 2000, o Nasdaq-Europe.
Este novo mercado terá como accionistas fundadores a própria NASD, a japonesa Softbank Corp., a australiana News Corporation e a francesa Vivendi e deverá ficar sediado em Londres.
Segundo Frank Zarb, presidente da NASD, «o Nasdaq-Europe é um importante passo na criação de um mercado accionista electrónico global no benefício de todas as empresas e investidores espalhadas pelo mundo», sendo intenção oferecer um novo mercado aos «players» europeus, acessível através da Internet, com uma elevada performance e baseado numa plataforma de baixo custo de transacção ligada globalmente aos mercados Nasdaq nos Estados Unidos e na Ásia. Recorde-se que em Junho passado, a NASD anunciou a criação de um mercado semelhante para a Ásia, com sede em Tóquio, com data prevista para o seu lançamento em 2001.
Neste momento decorrem conversações com os principais bancos de investimento europeus e norte-americanos, com o objectivo de encorajar as grandes instituições financeiras a tomarem uma participação no Nasdaq-Europe.