Notícia
Gestor “invisível” de divisas estrangeiras da China demitiu-se
O responsável pela gestão de parte das reservas que a China detém em divisa estrangeira demitiu-se do cargo quatro anos depois de assumir funções, período em que passou a ser conhecido como o “homem invisível”.
Zhu Changhong, o gestor da Administração Estatal de Reserva Estrangeira (SAFE, na sigla inglesa), demitiu-se do cargo de director de investimento da agência em que era responsável pela gestão de 3,8 biliões de dólares (2,8 biliões de euros), segundo noticia o “Financial Times”.
O gestor de fundos notabilizou-se pela relutância que mantém em fazer aparições públicas, explica a publicação britânica, que refere a alcunha “homem invisível” atribuída ao gestor de fundos.
A demissão do gestor de fundos é inesperada, segundo a imprensa internacional, mas o desempenho de Changhong é reconhecido. O comunicado que dá conta da saída de Zhu Changdong diz que a saída do gestor está “de acordo com o planeado” e acrescenta que este desempenhou um “importante e excepcional” papel na gestão das reservas chinesas em divisa estrangeira, segundo o “The Wall Street Journal”.